PUCRS marcará presença no SXSW 2023

Considerado o maior festival de inovação e criatividade do mundo, evento ocorrerá entre os dias 10 e 16 de março

14/02/2023 - 17h16

Leandro Pompermaier, gestor de Negócios e Relacionamento do Tecnopuc/ Foto: Comunicação Tecnopuc

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), tem presença confirmada no South by Southwest (SXSW). O evento é considerado o maior festival de inovação e criatividade do mundo. Com conferências e temáticas que abordam tecnologia, cinema, música, educação e cultura, o SXSW acontecerá entre os dias 10 e 16 de março, em Austin, no Texas (EUA). 

Após um processo seletivo que ocorreu em dezembro de 2022, as quatro startups gaúchas Alana AI, Gestão DS, Slice e Quiq foram selecionadas para estarem no SXSW junto ao estande do Tecnopuc. A ida do Parque Tecnológico ao evento faz parte de um projeto de expansão e contará com a presença de Ana Berger, líder do Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (Crialab), Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups, Daniel Laguna, líder de Prospecção e Negociação, e Leandro Pompermaier, gestor de Negócios e Relacionamento. 

“Nós observamos que o SXSW é um grande evento que contempla diversos aspectos com os quais nós trabalhamos: tecnologia, inovação, empreendedorismo. E isso atrai um público interessado nesse tipo de negócio. Então nosso objetivo é fazer com que o evento seja um espaço de prospecção para o Tecnopuc. O SXSW é o primeiro passo para que a gente consiga, cada vez mais, explorar grandes centros comerciais com o objeto de ajudar empreendedores, startups e também a própria PUCRS, destaca Leandro Pompermaier, gestor de Negócios e Relacionamento do Tecnopuc. 

Quem estiver participando do SXSW poderá saber mais sobre a atuação do Parque no estande, entre os dias 12 e 15 de março. A cobertura do evento será em parceria com Luciano Potter, jornalista da RBS, e com o Canal Markket, disponível na plataforma da Box Brazil Play. Além disso, a PUCRS contará ainda com a presença do Vice-Reitor, Ir. Manuir José Mentges, que estará integrando também a missão da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC). 

Conheça as quatro startups gaúchas que estarão presentes no estande do Tecnopuc 

Quiq

A plataforma é do seguimento foodtech, responsável por simplificar e organizar o delivery e o take away. A startup surgiu a partir da iniciativa de players da alimentação e da tecnologia como 4all, Domino’s Pizza, Bloomin’ Brands (Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill), Giraffas, Rei do Mate, Cia Tradicional (Bráz Pizzaria, Bráz Elettrica, Bráz Trattoria, Pirajá, Original, Astor, Lanchonete da Cidade e Ici Brasserie), Grupo Halipar (Montana Grill, Griletto, Jin Jin e Croasonho), BFFC (Pizza Hut, KFC, Bob’s e Yoggi), Axionlog Uruguay S.A e Grupo Trigo (Spoleto). Na sequência, Marfrig e Safra também se juntaram ao Quiq e passaram a integrar o consórcio de empresas. 

A Quiq tem o objetivo de integrar e acelerar o desenvolvimento do setor de food service, trazendo performance de vendas, operacional e financeira, alinhadas com a crescente demanda que os canais de vendas digitais vêm enfrentando. As ações efetuadas estão alinhadas com o processo de estruturação, iniciado em 2021, a partir da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).  

No SXSW, a Quiq tem o objetivo angariar contatos com investidores que estejam interessados em ser sócios da startup. Outro objetivo é ficar por dentro das tendências de mercado, aprender e disseminar a informação para todos os Quiquers, como são chamados seus usuários.  

Atualmente, a plataforma conta com mais de 80 colaboradores. Em 2022, a Quiq obteve aproximadamente 8 milhões de pedidos. Para 2023 a startup prevê um crescimento de dez vezes na carteira de clientes. 

Alana AI

Foto: Comunicação Tecnopuc

A Alana AI foi a vencedora do segundo ciclo do BanriTech, programa de aceleração de startups do Banrisul que conta com a parceria do Tecnopuc. A ideia de negócio surgiu da experiência de Marcel Jientara, CEO e founder da Alana AI, em agências de publicidade. Na época, Jientara percebeu a insatisfação com o ROI, que é a métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos nas campanhas de marketing. Com isso, o CEO da startup percebeu que poderia projetar um sistema universal de coleta de dados para mensurar o impacto da publicidade de grandes companhias, repensando o relacionamento entre pessoas e marcas.  

Para o desenvolvimento do projeto, Jientara convidou Marcellus Amadeus, hoje co-founder da Alana AI. Nos dois primeiros anos de startup, operando de Londres, os sócios focaram em análise de dados. As mudanças começaram a acontecer quando a startup foi selecionada para o programa de aceleração global da Oracle. A partir dessa participação, o negócio passou a atuar a partir do modelo Customer Experience.  

Desde 2017, a Alana AI é treinada para conseguir conduzir conversas com clientes como se fosse um humano e aumentar a produtividade dos times nas empresas. A startup, que hoje conta com 80 colaboradores, participou do seu primeiro evento internacional em 2022, o Web Summit. O ingresso no evento foi uma oportunidade recebida pelo primeiro lugar no BanriTech.  

Gestão DS

A Gestão DS surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em administração do CEO da startup, Marcelo Stangherlin. De acordo com o CEO, o desejo de abrir um negócio vem desde os tempos universitários. A visita de um empreendedor de software de serviço, ao final da faculdade, foi o que impulsionou o início da startup. A Gestão DS é um software médico que trabalha na gestão de clínicas e fidelização de pacientes.  

O negócio deu início com Marcelo Stangherlin, André Baptista e Felipe Ravanello passando seis meses dentro da Clínica do Pulmão, em Passo Fundo. Neste tempo, eles puderam entender quais as funcionalidades que um software precisava ter para ajudar no dia a dia da clínica. Após o desenvolvimento da plataforma, os três cofundadores foram testar o software. Quatro meses depois, em junho de 2016, a startup iniciou as vendas. Enquanto um sócio realizava o atendimento ao cliente, os outros dois cuidavam das vendas. Em 2017, o trio contatou David Sena, e a partir daí a startup passou a conquistar muitos clientes. 

Hoje, além dos três cofundadores, a startup conta com dois sócios, David Sena e Rafael Zatti. Atualmente a Gestão DS é composta por 54 colaboradores. O SXSW é o primeiro evento internacional que a startup participa. Pela primeira vez, a Gestão DS terá a oportunidade de mostrar a marca fora do Brasil. 

Slice

Outra startup que vai acompanhar o Tecnopuc no SXSW é a Slice. A startup surgiu no começo da pandemia, quando a corrida pela digitalização e pelas novas estratégias de negócio ganharam maior evidência. Desde então, ela passou a formar uma equipe de atuação e o seu conselho consultivo.  

Neste ano, no final de janeiro, a Slice celebrou dois anos. De acordo com Rafael Brasil, cofundador da Slice, a startup comemorou esses dois anos com variadas conquistas. “Tivemos milestones que nos encorajaram a seguirmos firmes, como a conquista de clientes Entreprise, premiações do mercado de inovação nacional assim como a seleção para integrar a comitiva do Tecnopuc”, comenta Rafael.  

Hoje, a startup conta com 20 colaboradores e vai, pela primeira vez, para um evento internacional.  “Estamos muito animados com a oportunidade de estar presente neste evento referência para a inovação, e mais, em uma comitiva capitaneada por uma instituição que representa a inovação no Rio Grande do Sul. As conexões possíveis são vistas por nós com muita expectativa, tanto pela oportunidade de compartilhar nosso negócio como, também, com um olhar atento ao que o mundo está fazendo. Acreditamos que ações como essa são ricas e com efeito transformacional de longo prazo, ou seja, perduram após sermos impactados”, completa.  


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