PUCRS lança curso de graduação em Relações Internacionais com modelo interdisciplinar

Projeto integra movimento de internacionalização da universidade e conta com estrutura composta pelas Escolas de Humanidades, Negócios e Direito

29/10/2020 - 15h04

PUCRS lança curso de graduação em Relações Internacionais com modelo interdisciplinarGlobalização, instantaneidade e relações complexas que cruzam fronteiras cada vez mais tênues. O novo curso de graduação em Relações Internacionais da PUCRS formará, além de profissionais de excelência, cidadãos e cidadãs protagonistas na busca de soluções frente à realidade local, regional e global. A ação integra o movimento de internacionalização da universidade e conta com uma completa estrutura híbrida entre as Escolas de Humanidades, Negócios e Direito. 

As Relações Internacionais se tornam ainda mais importantes no contexto internacional da crise causada pela pandemia da Covid-19, somado à previsão de crescimento econômico feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para 2021 e a necessidade constante de diálogo entre as diferentes nações. 

Teresa Marques, coordenadora do novo curso, conta que a área está em expansão. “O crescimento do campo permite diversas possibilidades de inserção profissional. A globalização torna o mercado mais dinâmico e potencializa a importância de pessoas com as competências necessárias para auxiliar organizações diversas a atuarem nesse cenário”, destaca 

Uma formação, várias possibilidades 

Segundo a coordenadora, gostar de trabalhar com pessoas, ter capacidade analítica e de atuar em diferentes cenários, além de conciliar diferentes visões em prol do bem comum são habilidades necessárias para profissionais de Relações Internacionais. 

Além da tradicional atuação de diplomata, quem ingressa na área tem muitas possibilidades de atuação. Entre elas: consultoria, comércio exterior, planejamento governamental, docente, entre outras, que podem ser executadas em empresas públicas e privadas, além de ONGs e instituições de ensino.

Carreira internacional para cidadãos globais 

PUCRS lança novo curso de graduação em Relações Internacionais com modelo interdisciplinar

Foto: Pexels

O curso de Relações Internacionais da PUCRS tem como destaque a formação interdisciplinar a partir da composição curricular, com foco na trajetória acadêmica, atenta às constantes transformações nos cenários socioeconômicos internacionais. 

A relação com a ampla e consolidada estrutura de internacionalização da universidade, por meio do PUCRS PrInt, também é um diferencial do curso, que permite a inserção em redes e centros de estudos internacionais. Estudantes poderão ter experiências com outras culturas e até mesmo no exterior desde o começo do curso em mais de 218 instituições ao redor do mundo. 

Assim como o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial – primeiro bacharelado presencial do Sul do País – recém lançado, a graduação em RI da PUCRS se diferencia pelo fato de ser composta de uma estrutura curricular flexível, em que estudantes podem personalizar a trajetória acadêmica de acordo com seus interesses.   

Estude na PUCRS em 2021 

A estrutura física disponibilizada pela PUCRS e a competência do corpo docente, com pesquisadores de renome internacional, garante uma formação dinâmica e também prática, contando com o uso de metodologias ativas diversas, como simulações, jogos, entre outras. 

Inscreva-se no novo curso de Relações Internacionais!