PUCRS integra programa da Oducal sobre internacionalização do Ensino Superior

Iniciativa promoverá webinars de desenvolvimento para instituições latino-americanas

21/07/2021 - 08h15
PUCRS participa de programa de internacionalização.

Foto: Unsplash

A PUCRS passa a integrar o conselho consultivo da Oducátedras, programa de formação para a internacionalização do Ensino Superior da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal). A iniciativa tem como objetivo formar e capacitar as instituições membro sobre a temática e contribuir para o alcance da excelência acadêmica. 

O programa propõe três linhas de ação: 1) capacitação de gestores e/ou membros de escritórios internacionais, 2) capacitação de docentes e 3) capacitação para a comunidade universitária em geral.  

Coordenado pela Universidade Católica de Salta (Ucasal), representada por Valeria Vorano, o Conselho Consultivo é integrado por Patricia Serrano Esguerra (Universidade Católica da Colômbia); Sandra Beatriz Mino (PUCRS), Pedro José de la Torre Prieto (Universidade Católica de Maule) e Joel Vélez Colón (Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico). 

Programação de eventos online 

PUCRS participa de programa de internacionalização.No âmbito do programa, serão realizadas diversas atividades entre os meses de agosto e dezembro de 2021. O primeiro encontro acontece no dia 2 de agosto de 2021, às 12h (horário de Brasília), em formato online. A palestra Programa Erasmus+ 2021/2027 será conduzida por Bruno Castro Benito, oficial de Políticas, Erasmus + e Relações da União Europeia com a América Latina e América do Norte. Inscreva-se para participar. 

Entre outubro e novembro acontece um Seminário de Internacionalização voltado a professores e membros de escritórios internacionais, com três palestras e três atividades. Em dezembro, o calendário de eventos de 2021 se encerra com uma master talk voltada às comunidades universitárias das instituições membro da Oducal. Todas as atividades serão divulgadas em tempo hábil para que os interessados possam se inscrever e participar. O seminário deverá ser transformado em um Diploma de Internacionalização do Ensino Superior em 2022. 

Sobre a ODUCAL 

A Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe é uma das Associações Regionais da Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc). Seu objetivo é contribuir para o progresso da educação superior católica na América Latina por meio de ações colaborativas que visem a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, do serviço à sociedade e do aperfeiçoamento da tarefa fundamental de anunciar o Evangelho e servir de ponto de encontro entre fé e cultura. 


Leia Mais Veja todas