PUCRS firma convênio com Associação do Campo da Tuca

Crianças da comunidade participam de atividades lúdicas no Parque Esportivo

Por: Redação Ascom

26/09/2016 - 16h32
Vista aérea do chafariz e monumento

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

A PUCRS e a Associação Comunitária do Campo da Tuca firmaram convênio na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, buscando o desenvolvimento de projetos especiais para a entidade. Por meio da parceria, um grupo de 25 crianças da comunidade participou de atividades lúdicas e pedagógicas no playground da PUCRS nesta manhã. A visitação das crianças e adolescentes da comunidade à Universidade ocorrerá de forma contínua, a cada 15 dias.

A parceria entre as duas instituições atenderá às necessidades da comunidade em áreas como planejamento empresarial, nutrição e pedagogia. O desenvolvimento desses projetos será protagonizado por alunos da PUCRS, num primeiro momento dos cursos de Administração, Nutrição e Pedagogia. Alunos da Administração irão elaborar o plano estratégico da Associação. Já os da Pedagogia farão planejamento de ações na área de educação por meio de artes visuais. Os estudantes da Nutrição vão desenvolver programas para melhorias nutricionais da comunidade. As ações fazem parte do Método Exponencial³, uma parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad), que tem como objetivo gerar inovação e desenvolvimento, oferecendo soluções às necessidades reais de parceiros externos, tudo durante o horário de sala de aula.

“Ao receber uma instituição da comunidade na Universidade, aproveitamos para realizar uma aproximação com os alunos e propiciar a eles que apliquem seus conhecimentos por meio da ação do ensino com extensão”, afirma o responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Social da PUCRS, Wilson Marchionatti. Para Leci Matos, uma das coordenadoras da Associação, o convênio traz benefícios tanto para a comunidade do Campo da Tuca, quanto para a PUCRS. “Fazemos atendimentos internos, mas é importante que novos horizontes possam ser vistos pelas nossas crianças. Essa parceria gera cultura, desenvolvimento e um novo mundo de vivências”, afirma.

O aluno do 4º semestre da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Arthur Smejoff avalia as atividades como uma oportunidade de aliar crescimento pessoal e profissional. “É importante aprender com os integrantes da Associação, ajudá-los e ainda realizar atividades com enfoque na minha área de formação”, ressalta.