PUCRS está entre as três finalistas na categoria Universidade do Ano

Representando o Estado, a instituição participa da maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, o Startup Awards 2020

19/10/2020 - 15h36

A PUCRS está entre as três finalistas na categoria Universidade do Ano, da maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, o Startup Awards 2020, representando o Rio Grande do Sul. A categoria é Universidade do Ano. Também estão entre os selecionados a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). O público selecionou 10 indicações e as três finalistas foram definidas pela Academia ABStartups. Agora, cada membro da academia vota novamente para definir o vencedor.

O Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, destaca que a PUCRS tem por missão produzir e difundir o conhecimento, por meio da inovação e do desenvolvimento em todas as dimensões. Segundo ele, o reconhecimento reforça o posicionamento da Universidade e o propósito da área de inovação, promovendo a formação de estudantes e contribuindo para toda a sociedade. “Os inúmeros projetos da universidade nas áreas de ensino, pesquisa, educação continuada e extensão corroboram para a inovação e o desenvolvimento da sociedade, pois revelam-se em nossos documentos institucionais e, acima de tudo, nas atitudes empreendedoras de nossos professores e técnicos administrativos da Universidade”, frisa.

A Diretora de Graduação da PUCRS, Adriana Kampff, salienta a importância para a Universidade e para os alunos um reconhecimento como o do Startup Awards. “A inovação e o empreendedorismo estão na base de todos os nossos currículos, desde a graduação, com professores preparados para desenvolverem competências empreendedoras nos nossos estudantes, das atitudes à implementação de projetos, identificando problemas e propondo soluções de valor. E, para além do currículo formal, maratonas, projetos, programas e mentorias oferecem espaços complementares, de acordo com a maturidade empreendedora dos nossos estudantes e seus interesses, os apoiando em diversas etapas de suas trajetórias, da descoberta do seu propósito até a geração de negócios. O nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação está impactando os nossos estudantes e abrindo oportunidades para a comunidade acadêmica”, explica.

No caminho certo da inovação

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, destaca que “a importância das conexões internas e externas da área de Startups do Tecnopuc, sob responsabilidade de Leandro Pompermayer, ampliando continuamente os projetos internos com as nossas Pró-Reitorias Acadêmicas e as relações externas com nossos parceiros do ecossistema de inovação gaúcho. Neste sentido, a honra de participar da fase final do Startups Awards reflete estas ações, tanto no seio da nossa Universidade como com nossos parceiros da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP)”.

Para Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, esse reconhecimento mostra que a Universidade está no caminho certo do desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo. “Temos um ambiente dinâmico, em constante evolução e que está conectado com a essência da PUCRS, que é oferecer aos estudantes uma rede sólida entre academia e mercado para trilharem sua própria jornada empreendedora”, enfatiza.

Rafael Prikladnicki, gestor de Relacionamento e Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), reforça que “o ecossistema gaúcho tem evoluído muito nos últimos anos a partir de ações verdadeiramente integradas e com muita colaboração entre os diversos atores que fazem parte dele. Estar entre as três melhores universidades nesta premiação é um reconhecimento do que tem sido feito na PUCRS nesta área nos últimos anos de forma integrada entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. Esta indicação é um estímulo para continuarmos neste caminho e transformarmos nossa realidade por meio do empreendedorismo e da inovação”.