PUCRS está entre as 20 melhores da América Latina segundo ranking internacional

No Sul do Brasil a instituição se mantém na liderança do Times Higher Education (THE) Latin America 2019

19/06/2019 - 14h11

THE Latin 2019, Times Higher EducationO ranking internacional Times Higher Education (THE) Latin America 2019 divulgado nesta terça-feira, 18 de junho, reconheceu a PUCRS entre as 20 melhores instituições de ensino superior da América Latina, se mantendo como a melhor universidade privada da Região Sul do Brasil. Os resultados apontam que a PUCRS subiu 13 posições em relação aos dados de 2018, e é considerada a 2º melhor universidade privada do Brasil.

O reitor, Ir. Evilázio Teixeira, celebrou o reconhecimento internacional e considerou a conquista fruto da dedicação da comunidade universitária na busca pela excelência em todas as áreas de atuação. “Resultados como esses nos encorajam e nos impulsionam para o futuro, com a consciência do compromisso, enquanto universidade, pela inovação e pelo desenvolvimento local, regional e nacional”, adicionou.

Neste ano, 150 universidades de 12 países do continente aparecem no ranking. O Brasil ainda é o país mais representado na tabela, conquistando mais de um terço de todos os lugares e seis dos dez primeiros colocados. O ranking baseia-se nos mesmos critérios do THE World University Rankings, mas com modificações especiais para melhor refletir as características das universidades da América Latina.

Destaque em ensino e pesquisa

Entre os indicadores do ranking, a PUCRS se mantém em primeiro lugar entre as instituições privadas do Brasil no quesito citações (citations) e em terceiro lugar em transferência de conhecimento (industry income) entre federais e privadas. O destaque deste ano fica por conta do crescimento significativo nas pontuações dos índices de pesquisa (research) e ensino (teaching).

Em relação ao ensino, o resultado reflete as implementações que vem acontecendo desde 2017, como a estruturação das Escolas, as ações do Movimento de Transformação PUCRS 360° e as Certificações de Estudos. Na área da pesquisa, a PUCRS desenvolve investigação de alto nível, em padrão internacional, de forma profundamente comprometida com o avanço do conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico.

Além disso, o mais importante reflexo do nível de qualidade das pesquisas desenvolvidas na PUCRS aparece na forma da qualificação do ensino na Universidade, seja nos programas de Pós-Graduação ou nos cursos de Graduação. Essa interação Ensino-Pesquisa constitui-se no grande impulsionador dos diferenciais de qualidade que a Instituição possui, gerando uma percepção positiva e fortalecendo seu papel junto à sociedade.