PUCRS envia 68 estudantes e recebe 29 para intercâmbio

Alunos de mobilidade IN e OUT começam a cruzar fronteiras para experiências internacionais

19/01/2018 - 09h10

Foto: Rawpixel.com/Shutterstock

Para muitos estudantes, o início do ano é o momento de fazer as malas e embarcar em uma experiência internacional. No primeiro semestre de 2018, a PUCRS receberá 29 intercambistas, que terão aulas nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia de Produção, Farmácia, Gastronomia, História, Jornalismo, Nutrição, Relações Públicas, Sistemas de informação e Teologia.

Ao todo, são oito nacionalidades (Alemanha, Colômbia, Coreia Sul, Espanha, França, Inglaterra, México, Uruguai) representando 15 universidades estrangeiras. Além deles, outros 12 estudantes renovaram seu intercâmbio para ficar mais um semestre na universidade, sendo franceses, alemães, espanhóis e suecos.

A PUCRS recebe também um aluno da University of Osnabrück para pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais e Administração. Ainda dá as boas-vindas a um aluno da China, na modalidade free mover (programa que possibilita aos alunos de instituições não conveniadas com a Universidade estudar na PUCRS como pagante semestral), e a três estudantes para atividades de pesquisa de curta duração.

Da PUCRS para o mundo

A internacionalização da PUCRS também é promovida pelos seus estudantes que embarcam em experiências fora do Brasil. Neste primeiro semestre, 68 jovens rumam para 33 universidades internacionais em 13 países: Alemanha, Canadá, Chile, Coreia, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Suécia e Uruguai. São estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Escrita Criativa, Farmácia, História, Jornalismo, Medicina, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Sistemas de Informação.

Bernardo Guzinski Haas

Bernardo Haas escolheu estudar na Uppsala University

Bernardo Guzinski Haas está no 5º semestre de Direito e escolheu a Suécia para fazer intercâmbio. Chegou em terras estrangeiras em 12 de janeiro para estudar na Uppsala University. “Além de ser uma das universidades mais antigas das cidades nórdicas, funcionando desde 1477, antes mesmo de o Brasil ter sido descoberto, é uma das mais reconhecidas na área do Direito”, avalia.

Aos 19 anos, faz sua primeira viagem internacional. Antes de escolher seu destino, conversou com pessoas que já foram para a Suécia e com estudantes da Uppsala para saber como eram as coisas no país e na universidade. Hospedado em casa de família, Haas quer se especializar em direito internacional e levar para o Brasil as melhores práticas suecas na administração de escritórios de advocacia. “Também quero melhorar o nível do meu inglês, realmente ser fluente, aprender o básico de sueco e conhecer muitas pessoas de todo o mundo”, planeja.

Acordos Bilaterais – Edital II

O Programa de Mobilidade Acadêmica, setor da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, abrirá o período de inscrições para o Edital de Acordos Bilaterais II em 16 de fevereiro. A seleção é para estudar em 46 universidades internacionais durante o segundo semestre de 2018. São 10 países de destino: Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, México, Portugal e Uruguai. Informações sobre requisitos, documentação necessária, número de vagas, instituições e critérios de pré-seleção estão na página da Mobilidade. O Cronograma do processo seletivo será publicado próximo ao período das inscrições.