PUCRS, em parceria com a HP, inaugura o Global Tecnopuc

Empreendimento, voltado à sinergia e à conexão, recebeu recursos da Finep

Por: Liana Rigon | Rede Inovapucrs

23/09/2015 - 11h41

Conexão, criatividade, internacionalização, networking, coworking, open innovation. Essas são palavras de ordem do Global Tecnopuc, prédio de mais de quatro mil m² que a PUCRS, em parceria com a HP, inaugura na próxima quinta-feira, 1º de outubro de 2015, no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), em Porto Alegre. Contando com recursos do Edital de Parques Tecnológicos da Finep, o empreendimento recebeu R$ 17 milhões em investimentos, entre aportes da Finep, PUCRS e HP, empresa que teve atuação determinante no desenvolvimento do projeto.

Diferente de todos os outros prédios existentes no Tecnopuc, o Global não abrigará empresas. Estará dedicado a receber projetos temporários realizados entre os diferentes públicos que se relacionam com o Parque: empresários de grandes players mundiais, de startups e spin offs, alunos, professores, pesquisadores, além de representantes de instituições públicas e privadas. A ideia central do Global é ser um ponto de conexão entre estes agentes. Para isso, contará com infraestrutura de salas de aula, áreas de convivência internas e externas, de exposições e de alimentação, além do Laboratório de Criatividade HP-PUCRS (Crialab), que passará de 60m² para 300m². “A interação entre públicos tão distintos já se consolidou e fez nascer no Tecnopuc um ambiente altamente flexível, orgânico e adaptável. As empresas com perfil empreendedor e com o gene da inovação e da interação presentes no seu dia a dia conseguem extrair o que há de melhor no ambiente”, afirma Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc. O Parque abriga 124 operações e reúne mais de 6,5 mil pessoas.

Pensado para atender a conceitos convergentes com a missão do Parque e da PUCRS, o Global foi concebido para atuar em quatro dimensões: criatividade, internacionalização, networking e convivência. Todas ancoradas em objetivos bem delineados. “Irá fomentar ações inovadoras, integrando em rede iniciativas para diferentes públicos, refletindo em resultados para a sociedade. O Global vem para coroar a trajetória do Parque até aqui”, aponta Jorge Audy, Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade. Para a Diretora de Inovação e Desenvolvimento da Instituição,Gabriela Ferreira, “além da estrutura física, o networking e a conexão são partes fundamentais dos ambientes de inovação, capazes de gerar valor e diferencial competitivo”. O Tecnopuc diferencia-se enquanto ambiente de inovação por ter como premissa a interação e o relacionamento qualificado. E aposta no Global para potencializar o que já existe.

Como a intenção é fazer transbordar a atuação do Parque para o Campus e para a cidade, a Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS também terá um espaço no ambiente do Global. Éder Henriqson, diretor de Graduação da Instituição, salienta que a transversalização da temática do empreendedorismo é o foco da Universidade, aproximando ensino e pesquisa do ecossistema de inovação e das empresas. “Trabalhamos na formação de uma atitude empreendedora, fazendo com que o ensino venha acompanhado da temática da inovação no contexto das demandas da sociedade”, explica Henriqson.
O prédio
Com arquitetura que lembra um jogo de peças de encaixar, o novo ambiente é composto por duas torres de quatro andares cada, interligadas por uma barra de 300 m² que irá receber um espaço de coworking. O térreo terá atrações como uma Linha do Tempo que engloba marcos do Tecnopuc, doEstado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Terá também espaço para abrigar uma exposição permanente. Na torre A, o empreendimento de destaque é o Crialab, com 300 m². A torre A também recebeu um auditório com capacidade para 120 pessoas. Na torre B estará sediada a administração do Tecnopuc, áreas de convivência e espaços abertos. Todo o prédio é envidraçado e permite o aproveitamento de luz natural. Ainda em 2015, terá bicicletário, vestiário e chimarródromo.
Quatro dimensões. Do que estamos falando?
Em seus 12 anos de atuação, o Tecnopuc esteve focado em promover relacionamentos qualificados com a Universidade e entre as empresas, sempre atento a proporcionar espaços físicos adequados para as operações interessadas em se instalar nos sites de Porto Alegre e Viamão. No entanto, ao longo desta trajetória, identificou-se que o Parque traria ainda mais impacto se oferecesse espaços dedicados ao relacionamento.
Convivência
Atualmente, muitas das facilidades oferecidas aos funcionários das empresas do Tecnopuc estão no Campus. Quando o Parque foi criado, a ideia foi manter esses atrativos junto a Universidade, criando mais oportunidades de interação. Hoje isso é natural e a intenção é que o contrário também aconteça. “O Parque é uma conquista da sociedade gaúcha e está aberto a toda a comunidade acadêmica”, aponta Prikladnicki.
Criatividade
Esta dimensão está ancorada no Laboratório de Criatividade HP-PUCRS (Crialab), que nasceu em 2011 em uma sala de 60 m², apresentando-se como um espaço com design e arquitetura diferenciados. “O Crialab tornou-se um ambiente disruptivo pela relevância da sua atuação ao longo dos anos. Nossa proposta, enquanto Laboratório, é promover a qualificação do indivíduo para que ele seja mais criativo e livre nas suas propostas e decisões, refletindo no ambiente profissional”, explica o coordenador, Luis Humberto Villwock. Para Cirano Silveira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da HP Brasil, “o Crialab HP-PUCRS nasce incorporando na sua concepção os conceitos promovidos pelo Global: conexão, criatividade, internacionalização, networking, coworking e open innovation. Equipes multidisciplinares, da academia, da comunidade e da HP, utilizando metodologias que promovem novas e ousadas ideias, conceberam um ambiente que inspira, fomenta, desenvolve e cresce com a criatividade”, afirma. A HP, que viabilizou diversos experimentos e o desenvolvimento do próprio Crialab, também assina a concepção do novo formato do Laboratório no ambiente do Global.
Networking
O Global busca receber ações de diversas naturezas, como projetos diferenciados e estratégicos entre empresas e entidades instaladas no Parque e na Incubadora Raiar, ou ainda envolvendo parceiros externos e o conjunto da comunidade acadêmica da PUCRS. Espaços especiais como a Linha do Tempo mostrarão a evolução da área de inovação no ecossistema do Tecnopuc, bem como fatos marcantes da área no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Internacionalização
Desde 2012, quando o Tecnopuc formalizou seu primeiro acordo bilateral de softlanding com o Reino Unido, suas relações internacionais ampliaram-se exponencialmente, com parcerias especificas de softlanding com Parques da China, Rússia, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Em 2015, o Parque tem acesso a mais de 150 ambientes de inovação no mundo, possibilitando receber empresas e empresários de outros países com condições facilitadas, e receber este mesmo tratamento quando a situação é inversa. Neste sentido, o Global desponta como um espaço para recepcionar empreendedores com este foco, ampliando o leque de ofertas que o Parque dispõe e acompanhando uma tendência de relacionamento global.
PUCRS e HP
A história de parceria entre a HP e a PUCRS teve início nos anos 90, com os primeiros projetos em colaboração. Tendo participado ativamente da concepção do Parque, a empresa mudou seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de uma sede independente para a universidade há mais de 10 anos. Atualmente o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento ocupa uma área de mais de seis mil m² e é um marco que simboliza o compartilhamento de valores comuns como integridade, respeito e confiança. Para a empresa que é considerada o berço do Vale do Silício e tem uma história baseada na inovação, a aliança na concepção do Global, em particular no Laboratório de Criatividade HP-PUCRS, era uma evolução natural.  A inauguração deste espaço concebido em parceria é um outro marco da colaboração entre a HP e a PUCRS.


Leia Mais Veja todas