PUCRS e Universidade da Califórnia lançam projeto para globalização da educação empreendedora

Ação chamada de Tecnopuc Anywhere promove interação entre ecossistemas em competição que visa a criação de novas soluções

11/11/2022 - 17h05
educação empreendedora, tecnopuc anywhere

Foto: Divulgação Tecnopuc

Com o objetivo de fortalecer o projeto estratégico da PUCRS na área de inovação e empreendedorismo, a Universidade, por meio do seu Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), lançou um projeto neste ano para modernizar e expandir a atuação do Parque. A ação, denominada Tecnopuc Anywhere, terá sua primeira ação internacional com foco na educação empreendedora.  

A iniciativa será realizada em parceria com a Universidade da Califórnia Irvine (UCI) e inclui a implementação de uma versão conjunta do Beall and Butterworth Product Design Competition, programa de empreendedorismo da UCI. A competição estudantil anual incentiva a criação de novas tecnologias ou soluções para problemas de design atuais com potencial para comercialização. 

Nesta primeira edição, a interação envolverá estudantes da Escola Politécnica da PUCRS e empreendedores do ecossistema Tecnopuc que formarão equipes com estudantes das escolas de Engenharia, Ciências da Informação e da Computação da UCI. Os participantes receberão mentorias realizadas por professores e profissionais do mercado e estarão envolvidos na solução de problemas reais juntos.  

“Os participantes trabalharão em projetos e, ao final, os vencedores receberão um prêmio com a possibilidade de ir ao exterior visitar o outro país. Ou seja, os brasileiros visitarão e conhecerão a UCI e os americanos explorarão a PUCRS e o Tecnopuc”, explica Leandro Pompermaier, gerente de relacionamentos e negócios do Tecnopuc. 

Sobre a competição 

educação empreendedora

Foto: Bruno Todeschini

Um dos benefícios da competição é a troca de experiências e visões diferentes para um mesmo problema ao qual esses alunos serão expostos. Magnus Egerstedt Stacey Nicholas, decano da Escola de Engenharia da UCI, comenta que muitas das maiores questões enfrentadas hoje são de escopo global. 

“Estou muito empolgado com o lançamento desta iniciativa conjunta, pois permitirá que nossos alunos tenham experiências internacionais e formem conexões importantes. Esta iniciativa promove o empreendedorismo sem fronteiras e desafia nossos alunos a pensar e agir globalmente”, afirma MariosPapaefthymiou, decano da DonaldBren Escola de Ciências de Informação e Ciência da Computação da UCI.

Segundo Rafael Chanin, líder do Tecnopuc Startups, a competição contará com mentorias, workshops e palestras de profissionais ligados às duas universidades. Ao final, os participantes apresentarão seus projetos para uma banca em um pitch day. Para Chanin, a ação é uma versão internacional do Startup Garage, o programa de desenvolvimento de negócios do Parque.  

Tecnopuc Anywhere possui duas frentes de atuação, uma voltada para a globalização da educação empreendedora e outra que visa desenvolver negócios globais conectando startups e empreendedores a investidores e empresas de grandes centros, como Estados Unidos e São Paulo.   

Na frente de desenvolvimento de startups, projetos e programas, a proposta é conectar esses empreendimentos com investidores e outras empresas. Assim, essas startups poderão mergulhar no mercado brasileiro e norte-americano. Novas ações no âmbito do Tecnopuc Anywhere irão envolver outras áreas do conhecimento, como a áreas de ciências da vida e da saúde, sociais aplicadas e humanidades. 

Leia também: 10 pesquisadores da PUCRS estão entre os mais influentes do mundo


Leia Mais Veja todas