PUCRS e UFRGS inspirando conexões

Evento marcou assinatura de convênio de cooperação na área do empreendedorismo

Por: Liana Rigon / Tecnopuc

01/06/2016 - 18h21
Conexões que Inspiram

Convênio foi assinado pelos reitores da PUCRS e da UFRGS.
Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Na manhã desta quarta-feira, os reitores da PUCRS e da UFRGS, Joaquim Clotet e Carlos Alexandre Netto, assinaram convênio de cooperação entre as duas universidades na área de empreendedorismo. Ambas já reconhecidas em ações nesse setor, formalizaram a união de esforços que permitirão mais oportunidades aos empreendedores. O evento Conexões que Inspiram foi realizado na escola de Engenharia da UFRGS e contou com a presença de representantes das duas Universidades, empreendedores que nasceram nos ambientes de inovação acadêmicos, alunos e professores.

Para Clotet, se até agora as grandes missões da Universidade eram ensino, pesquisa e extensão, devemos acrescentar, no século 21, a inovação e o desenvolvimento. “O progresso do País está dentro das universidades e dentro das pessoas realmente engajadas”, afirmou. Alexandre Netto apontou que a formalização dessa parceria deixa uma mensagem de modernização das duas instituições ao se unirem por um objetivo comum. “Hoje damos um passo além, pois estamos trabalhando por uma área que é absolutamente fundamental para o futuro da nossa cidade e do nosso País: a inovação e o empreendedorismo”, considera o reitor da UFRGS.

O Conexões que Inspiram também teve o objetivo de apresentar e conectar os ecossistemas de empreendedorismo de ambas as instituições. Os empreendedores Arthur de Franceschi, da Goga Tecnologia; Júlio Vieira, da Prosumir; Rodrigo Krug, da Cliever; e Mara Abel, professora do Instituto de Informática da UFRGS, contaram suas experiências nos ambientes de inovação da UFRGS e da PUCRS.

Ambientes de inovação potencializam o empreendedorismo

Foto: Bruno Todeschini - Ascom/PUCRS

O Conexões que Inspiram buscou agregar os diferentes componentes do empreendedorismo do Rio Grande do Sul, como investidores, startups, aceleradoras e incubadoras. Rafael Prikladnicki, diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), aponta que conectar as ações de fomento ao empreendedorismo da PUCRS e da UFRGS é uma ação inédita, que transcende as duas universidades e seus respectivos parques tecnológicos, o Tecnopuc e o Parque Zenit. “Estamos olhando para o potencial de contribuir com uma cidade mais inovadora e mais empreendedora. E fazer isso junto potencializa o impacto do resultado”, projeta.

Flávio Wagner, diretor do Parque Zenit, da UFRGS, observa que a formação de profissionais com perfil empreendedor veio agregar-se, nos últimos anos, às principais estratégias de importantes universidades brasileiras e estrangeiras. “Empreendedores inovadores sabem aproveitar ao máximo os espaços de colaboração que os ambientes de inovação oferecem, realimentando de maneira decisiva o desenvolvimento de novos negócios e a formação dos novos empreendedores. A UFRGS e a PUCRS estão plenamente alinhadas nessa missão”, sentencia.

“A parceria PUCRS e UFRGS é uma ação concreta que inverte a lógica, na qual a ideia vem primeiro. Queremos conectar pessoas, alunos, professores, empreendedores e parceiros. Inovar é estar aberto, é estar em rede”, afirma Naira Libermann, coordenadora do Núcleo Empreendedor da PUCRS. Para ela, “quando falamos em Educação Empreendedora, precisamos considerar o aluno como protagonista do empreendedorismo, incentivando que ele realize conexões com a sociedade para encontrar oportunidades”, conclui.