PUCRS é a melhor universidade privada do Sul do País, segundo o MEC

O desempenho da Universidade no Índice Geral dos Cursos subiu em relação ao ano anterior

12/12/2019 - 17h05

PUCRS é a melhor universidade privada do Sul do País, segundo o MECA PUCRS foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a melhor universidade privada do Sul do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo  Ministério da Educação (MEC). A Universidade recebeu a nota 4, sendo a máxima 5, com o IGC de 3,66494, um aumento significativo em relação aos 3,5719, alcançados na edição passada, divulgada em 2018. Os resultados foram conhecidos nesta quinta-feira, 12 de dezembro.

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, afirma que recebe o resultado com grande alegria e orgulho, pois ele reflete os esforços institucionais constantes para a qualificação do ensino, por meio de diversas ações desenvolvidas ao longo dos anos: “destaco os novos percursos formativos que asseguram uma trajetória acadêmica aberta em que o estudante exerce sua autonomia, o lançamento das Certificações de Estudos, que aprofundam a formação nas áreas de interesse do estudante, e o Programa de Integração da Graduação com a Pós (G-PG), que possibilita que os alunos de graduação cursem disciplinas de pós-graduação stricto sensu antes de se formar”. Destaca, ainda, o investimento institucional em ambientes inovadores de ensino e aprendizagem, além do fomento à utilização de metodologias investigativas nas diversas atividades acadêmicas.

Teixeira cita também os esforços contínuos na área de pesquisa, internacionalização, inovação, saúde e impacto social. “É fundamental o papel exercido por professores, técnicos administrativos e alunos, que empenham esforços diariamente para alcançarmos um ensino de excelência, contribuindo com nosso papel na sociedade”, finaliza.

PUCRS é a melhor universidade privada do Sul do País pelo segundo ano consecutivo, segundo o MEC

Foto: Bruno Todeschini

Sobre os critérios do MEC

O cálculo da nota é feito com base nas médias do Conceito Preliminar de Curso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016, 2017 e 2018; dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e da distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, conforme o portal oficial do MEC.

A prova do Enade é aplicada todos os anos pelo Inep e pelo MEC de forma obrigatória para os cursos de graduação, impossibilitando a colação de grau para quem não comparece ao exame. Os participantes respondem um questionário individual que inclui questões socioeconômicas.