PUCRS é destaque em ranking mundial de educação

Levantamento Times Higher Education World Ranking 2022 elencou as melhores universidades do mundo entre 1600 instituições de 99 países

02/09/2021 - 14h28

melhores universidades, Times Higher EducationTimes Higher Education World Ranking 2022 colocou, mais uma vez, a PUCRS entre as melhores universidades do mundo. Além do destaque mundial, a Universidade foi classificada entre as 10 instituições públicas e privadas brasileiras, e como a melhor IES privada da Região Sul. Produção acadêmica e troca de conhecimento com outras instituições são os principais motivos para o reconhecimento. Nesta edição, mais de 1600 universidades fazem parte do ranking, considerando 99 países distintos. Os dados anunciados referem-se a 2019. 

Este é o quarto reconhecimento em levantamentos internacionais que a Universidade recebe apenas em 2021. Além deste, concedido pela revista britânica Times Higher Education (THE), a PUCRS foi destaque nos rankings publicado pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS), QS World University Rankings 2022 e QS Latin America Ranking 2022. No Times Higher Education (THE) Latin America 2021, anunciado em junho, a Universidade performa também com destaque entre as universidades que mais impactam na América Latina e Caribe.  

Critérios que avaliam a excelência   

O levantamento anunciado nesta quarta-feira (1º) analisa cinco pontos principais: qualidade de ensino (ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional); volume de publicações de pesquisa; citações em artigos científicos; projeção internacional (número de alunos e de professores estrangeiros) e troca de conhecimento com outras instituições.  

O melhor desempenho individual da PUCRS foi em Industry Income, transferência de conhecimento a outras instituições E no score final, as citações também somam uma pontuação relevante, destacando a qualidade e relevância da produção acadêmica na Universidade.  

Para o reitor, Ir. Evilázio Teixeira, o resultado mostra o quanto a Universidade é capaz de assumir em plenitude as funções inerentes à gestão do conhecimento. “A relevância da PUCRS, e das universidades de maneira geral, deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituições e o que elas realizam de fato. Para que o pensamento e o conhecimento sobre uma nova institucionalidade se convertam em ação, o mundo das universidades necessita de alianças e de colaboração com diversas instâncias e atores. Nosso resultado, em mais um ranking, comprova que temos construído e fortalecido cada vez mais uma ponte sólida entre pesquisa, impacto e inovação para a sociedade, mantendo a excelência de nossa produção acadêmica.” 

Saiba mais sobre o ranking do Times Higher Education 

Times Higher Education (THE) é um ranking britânico considerado um dos mais relevantes do mundo. A revista inglesa, que publica notícias e artigos referentes a educação superior, é afiliada ao jornal The Times, que anualmente elabora um conjunto de rankings considerado um dos mais abrangentes, equilibrados e confiáveis. No levantamento deste ano, 177 instituições de 13 países estão na lista. 


Leia Mais Veja todas