PUCRS firma termo de cooperação com Associação Brasileira das Empresas de Software

Acordo permitirá que startups incubadas no Tecnopuc acessem os benefícios do programa ABES Startup Internship

31/01/2023 - 12h33
tecnopuc

Foto: Bruno Todeschini

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) assinaram um acordo de cooperação e apoio às startups incubadas ou aceleradas pela PUCRS, por meio do programa ABES Startup Internship. Com o acordo, as empresas incubadas no Tecnopuc terão acesso aos benefícios do programa da Associação que tem como objetivo fortalecer e promover o empreendedorismo.

Além de usufruir de toda a estrutura da Universidade, as startups agora terão à disposição oportunidades de networking e poderão contar com os mais de 35 anos de experiência da ABES nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica para superarem as complexidades presentes no mercado de Tecnologia da Informação. Outra vantagem com o convênio será a possibilidade de acessar capacitações em compliance e ética, LGPD, entre outros conteúdos e serviços. 

ChatGPT: a popularização da tecnologia e a necessidade de profissionais na área

“Acreditamos na tecnologia da informação como um agente fundamental para a democratização do conhecimento e para a criação de novas oportunidades, de forma inclusiva e igualitária. E nada mais justo do que apresentar às empresas incubadas no Tecnopuc alguns caminhos e insights para quem busca apoio e investimentos para os seus negócios”, declara Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES.

Rafael Chanin, líder do Tecnopuc Startups, também acredita no potencial da parceria. “Nossa missão é ser um vetor de transformação da Universidade e da sociedade. Hoje, formamos um ecossistema composto por 199 organizações, somando mais de 6,2 mil pessoas movimentando o Parque todos os dias. Manter um acordo com a ABES, reconhecida por sua representatividade no mercado tecnológico brasileiro, irá impulsionar as empresas e startups que hoje alçamos a um novo patamar de excelência”, afirma. 

O programa ABES Startup Internship visa fortalecer as startups, gerar sinergia entre fundos de investimentos, incubadoras e aceleradoras e contribuir para que os negócios possam superar as dificuldades presentes no mercado, colocando à disposição os seus mais de 35 anos de experiência nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica. A iniciativa disponibiliza todos os serviços oferecidos pelas entidades a seus associados, como plantão jurídico-tributário, certidões, orientadores, guias, completa infraestrutura de compliance, diagnostico LGPD, plano de saúde e dentário, pesquisas de mercado, e comitês sobre relevantes temas do setor.

Leia também: Tecnologia e dados: ingresse em algumas das áreas que mais crescem

Pelos termos do acordo firmado, o Tecnopuc também irá colaborar na “Mobilização para a redução da desigualdade”, campanha lançada pela ABES. A parceria com a ReUrbi e o Observatório do Terceiro Setor, com apoio da agência Weber Shandwick, tem como objetivo apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital. As organizações coletam equipamentos de TI descartados para reciclagem. As empresas participantes da mobilização buscam contribuir com 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sobre a ABES           

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação. 

Atualmente a ABES representa cerca de 2.000 empresas, que totalizam aproximadamente 85% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados e Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 228 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R 87 bilhões em 2021.

Conheça o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS


Leia Mais Veja todas