PUCRS é a universidade privada do Brasil com melhor desempenho no Enade nos cursos de Medicina e Enfermagem

Com nota máxima, os cursos de graduação colocam a universidade entre as melhores do País para estudar na área da Saúde

21/10/2020 - 19h26

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), publicou ontem o conceito final dos indicadores Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) referentes ao ano de 2019.

Dos 15 cursos da PUCRS que realizaram o Enade, exame obrigatório para estudantes que estão no último ano da graduação, cinco aumentaram o conceito. O curso de Medicina, que em 2020 comemora 50 anos, alcançou nota máxima, elencado como 2º melhor Enade do Brasil, melhor entre as instituições de ensino privadas e o único do Rio Grande do Sul a alcançar nota máxima. 

Leia também: 

Conquista inspira instituição a seguir na vanguarda do ensino superior 

A cada três anos é avaliado um grupo de cursos. Fizeram parte da última edição graduações de 29 áreas, incluindo medicina, odontologia e engenharias. Enfermagem também alcançou nota máxima e a melhor colocação entre as IES privadas do Brasil e Odontologia a melhor posição entre as instituições privadas da Região Sul. Já o curso de Engenharia de Produção da PUCRS é o 2º melhor Enade do RS. As notas do conceito Enade vão de 1 a 5 para expressar o desempenho médio dos estudantes com relação ao desempenho médio da área de avaliação à qual ele pertence. 

Em setembro o levantamento Times Higher Education (THE) World University Rankings 2021 elencou a PUCRS como a melhor instituição privada da região Sul do Brasil e em segundo lugar entre as universidades privadas brasileiras. Junto de oito universidades públicas e da PUC–Rio, a universidade gaúcha está entre as dez melhores do Brasil.  

Segundo o reitor, Ir. Evilázio Teixeira, o reconhecimento é um motivo que inspira a instituição para seguir na vanguarda do ensino superior com ensino, pesquisa e inovação. “São conquistas dos estudantes, professores, pesquisadores e de toda a nossa comunidade acadêmica que protagoniza e faz potente nossa caminhada. Na PUCRS nos preparamos para alcançar o melhor e descobrimos juntos como fazer diferença no presente e para o futuro da sociedade”, comemora. 

Leia também: Vestibular 2021 tem datas e formatos definidos