PUCRS é uma das instituições parceiras da 13ª Bienal do Mercosul

Tecnopuc e PUCRS Cultura apoiam a realização de exposição e ações educativas.

26/05/2022 - 13h15

Instituto Caldeira / Foto: Divulgação

A 13ª Bienal do Mercosul acontecerá de 15 de setembro a 20 de novembro, em Porto Alegre, e será a primeira mostra de arte de grande escala conceitualmente criada pós-pandemia no Brasil. Com curadoria geral de Marcello Dantas, curadoria adjunta de Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt, Tarsila Riso e curadoria pedagógica de Germana Konrath, a 13ª Bienal do Mercosul vai refletir sobre a condição humana, desde a vulnerabilidade até a superação, por meio da temática Trauma, Sonho e Fuga. A PUCRS é uma das instituições parceiras do evento, apoiando a mostra Transe, que será realizada no Instituto Caldeira, como parte da programação da Bienal. 

Instituto Caldeira recebe a exposição Transe 

A exposição Transe é fruto de um edital de chamada aberta que selecionou obras de 19 artistas e coletivos de um total de mais de 800 projetos, avaliados pelo curador-geral e pelos curadores-adjuntos. A mostra irá propor reflexões sobre arte, corpo, natureza e tecnologia, abordando temas como as formas de comunicação entre seres vivos e a inteligência artificial, as transformações do corpo humano e a magnetopercepção que guia aves migratórias.  

Segundo os curadores de Transe, Laura Cattani e Munir Klamt, “Os projetos selecionados irão compor não apenas uma mostra de arte, mas um ecossistema: cada obra ou proposição se manifesta como formas de vida que emulam desejos e o nosso Zeitgeist. Diversa de um processo mais tradicional de curadoria, no qual são escolhidas obras já realizadas, em Transe somos movidos por projetos, visões, ideias: estas estruturas mentais que precisam de um suporte acolhedor para tomar forma. A união da Bienal do Mercosul com o Tecnopuc é uma espécie de casulo ergonômico no qual muitos dos projetos de Transe poderão ser gestados por meio da união de duas forças: arte e tecnologia”. 

Para a realização da mostra, a Bienal do Mercosul construiu parcerias com o foco na inovação. O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS colocou à disposição as estruturas do Tecnopuc Fablab para que os artistas pudessem desenvolver suas obras a partir de tecnologias, como inteligência artificial, robótica, impressão 3D, biotecnologia e novos materiais. Antes da exposição Transe, que ocorrerá de 15 de setembro a 20 de novembro, no Instituto Caldeira, a PUCRS Cultura, junto às equipes do Tecnopuc e da Bienal, realiza uma série de encontros chamados de Diálogos em Transe. 

Cesar e Lois no espaço do Instituto Caldeira / Foto: Divulgação

Os encontros da série Diálogos em Transe serão realizados entre os meses de maio e setembro, no Ateliê do PUCRS Cultura, apresentando projetos dos artistas Cesar & Lois (Brasil/Estados Unidos), Elias Maroso (Brasil), Esfincter – Genietta Varsi e Luís Enrique Zela Koort (Finlândia/Peru), Nati Canto (Brasil), Gabriela Mureb (Brasil) e Vitor Mizael (Brasil). Todos participam da mostra Transe, a ser sediada no Instituto Caldeira, como parte da 13ª Bienal do Mercosul. 

Arte, fungos e inteligência artificial são tema do primeiro encontro da série  

No dia 27 de maio, sexta-feira, às 15h, no Ateliê do PUCRS Cultura, o coletivo de artistas Cesar & Lois, formado pelo brasileiro Cesar Baio e pela norte-americana Lucy HG Solomon, apresentará o trabalho que estão preparando a Bienal. A obra envolve inteligência artificial (IA) e redes miceliais – formadas pelo micélio, o emaranhado de filamentos dos fungos. Segundo a proposta dos artistas, “a consciência micelial irá interagir com as pessoas e reescrever textos antropocêntricos que estão nas raízes da crise climática”. Os participantes da oficina serão convidados a contribuir com o projeto, criando frases que irão compor uma base de dados a ser utilizada no treinamento de uma IA capaz de reconhecer esses textos. Para participar, não será necessário conhecimento prévio. A participação é gratuita, clique aqui para saber mais e se inscrever.  

Mais sobre a 13ª edição da Bienal 

A 13ª Bienal do Mercosul desenvolve ainda outras atividades para as quais convida a comunidade da PUCRS a participar. O projeto de construção coletiva Hypnopedia – enciclopédia audiovisual de sonhos, de autoria do artista mexicano Pedro Reyes, convida o público a transformar seus sonhos em vídeos curtos. Para saber mais e participar, clique aqui. Outra oportunidade para estudantes universitários é participar do programa Um diálogo sincero – Curso de Formação para Mediação, que ocorre de 12 de julho a 13 de setembro. Para saber mais e participar, clique aqui. 

Assista abaixo a coletiva de imprensa com divulgação da lista de artistas, espaços expositivos e programação da 13ª Bienal do Mercosul.


Leia Mais Veja todas