PUCRS conclui pesquisa sobre segurança na área de óleo e gás

Projeto em parceria com a Libra-Petrobras e a ANP contou com mais de 40 pesquisadores e teve base no conceito de Fatores Humanos

08/02/2023 - 17h24

Foto: Divulgação HFACTORS

A PUCRS, em parceria com o consórcio Libra-Petrobras e apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP) encerrou mais uma fase da pesquisa “Integração de Fatores Humanos e Resiliência para o Fortalecimento da Cultura de Segurança na Indústria de Óleo e Gás”. O estudo foi realizado durante três anos e contou com cerca de 40 pesquisadores de várias áreas do conhecimento e que se dedicaram a estudar o campo de exploração de petróleo em alto mar. Além da investigação, o grupo também desenvolveu propostas para melhorar a segurança nessa área.  

Uma primeira etapa do projeto já havia ocorrido entre 2017 e 2018, após anos de negociação com o consórcio, com o objetivo de definir e ajustar o foco da pesquisa. Agora, novas fases do trabalho estão sendo negociadas para que os avanços sigam ocorrendo no setor. O professor Eduardo Giugliani, coordenador geral do projeto e do núcleo de pesquisa Human Factors and Resilience Research (HFACTORS), afirma que a pesquisa trouxe uma série de aprendizados: 

Um dos pontos mais importantes foi formar e liderar uma equipe interdisciplinar, com muitas competências e talentos distintos, incluindo professores, pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e graduandos. Foi uma trajetória calcada em desafios, unindo áreas de ciências exatas e humanas, com diferentes métodos e abordagens de pesquisa e que, ao final, resultou em achados que fundamentaram a criação de novos métodos e ferramentas aplicáveis na indústria de óleo e gás”, destaca o pesquisador. 

Um legado para a indústria de óleo e gás 

Para identificar as especificidades dessa indústria, o projeto contou com pesquisadores de áreas como Engenharia de Resiliência, Sociologia, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Serviço Social, Sociologia, Linguística, Psicologia e Comunicação. Foram usados métodos quantitativos e qualitativos, incluindo questionários, diversos tipos de entrevistas, storytelling, grupos focais e observações de campo, entre outros. A soma chega a mais de mil horas de gravações, centenas de pessoas entrevistas e dezenas de documentos analisados.  

hfactures, pesquisa gás e óleo

Foto: Divulgação HFACTORS

Esse trabalho resultou em temas considerados prioritários para se trabalhar com a organização, já que o projeto ocorreu com a participação de representantes da indústria, caracterizando a transdisciplinaridade do processo de pesquisa aplicado. Os pesquisadores identificaram que havia demandas técnicas e não-técnicas para melhorar a cultura de segurança. Assim, foram formados grupos de trabalho para atuar nas áreas, como por exemplo, princípios e conceitos de fatores humanos, liderança, investigação de acidentes, comunicação, cultura justa e autocuidado.   

À medida que as ferramentas eram delineadas, os trabalhadores do setor procuraram identificar sua aplicabilidade, revisão e melhorias. Em alguns casos, os profissionais da indústria de óleo e gás aplicaram as sugestões de forma piloto e adaptaram para a realidade local. Segundo Eder Henriqson, decano da Escola de Negócios e coordenador de pesquisa do HFACTORS, o projeto deixa um legado para a indústria de óleo e gás. 

“No projeto, pudemos apoiar as empresas que lideram esse movimento no contexto nacional. Hoje, por exemplo, a Petrobras está assumindo importante liderança nesse processo. A partir do nosso trabalho, a Petrobras implementou uma grande iniciativa de desenvolvimento organizacional de gestão de mudança chamada Jornada de Fatores Humanos Petrobras.” 

Eder também detalha que a Jornada é coordenada em nível corporativo buscando abrangência de todas as áreas de atuação da empresa. Ela possui uma estrutura de governança organizada em comitês formados por especialistas da empresa que atuam através de cinco alavancas de desenvolvimento: capacitação, aprendizagem a partir de eventos de segurança operacional, cultura justa, indicadores de desempenho e interação com a força de trabalho. 

Ao longo do contrato do projeto, também foram desenhadas estratégias para a disseminação do conhecimento gerado pela pesquisa. Neste sentido, foram elaborados vídeos, documentário, site e matérias jornalísticas, além de uma plataforma interativa para ampliar a sinergia de acadêmicos e pessoas que atuam neste mercado.  

Foto: Eduardo Wannmacher

Recentemente, ocorreu um seminário na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, em que foram compartilhados resultados desta segunda etapa da pesquisa. Parte dos pesquisadores estava presente para discutir os resultados do trabalho com o setor. O professor Eduardo ressalta a importância da atuação pioneira na área para a PUCRS: 

A excelência em pesquisa da PUCRS contribuiu fortemente para o avanço do conhecimento e otimização de um setor com grande importância para a ciência e para a economia do País, que é o da indústria de petróleo. Entendemos que, dessa forma, colaboramos para o desenvolvimento da sociedade como um todo e também da comunidade acadêmica.” 

Um dos destaques da pesquisa é a constituição de um Centro de Referência em Fatores Humanos e Resiliência na PUCRS (HFACTORS), lançado ao final de 2021. O outro é a criação de um Programa de Pós-graduação em nível de Especialização – Fatores Humanos e Segurança Operacional, atualmente em sua 1ª Edição. O curso é pioneiro no Brasil. 

Sobre o HFACTORS   

O Human Factors and Resilience Research (HFACTORS) é o núcleo vinculado à Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Escola de Negócios, formado por profissionais de diferentes formações, como Engenharia de Resiliência, Sociologia, Serviço Social, Psicologia, Engenharia, Mídia e Gestão do Conhecimento.  

A equipe estuda e desenvolve soluções, principalmente voltadas à segurança, em sistemas sociotécnicos complexos. O que vincula todos os pesquisadores do núcleo é a abordagem de Fatores Humanos, a qual observa a interação do homem com o ambiente de trabalho, incluindo os fatores ambientais, tecnológicos, individuais e organizacionais, entre outros.  

Fatores Humanos  

A abordagem utilizada pelo núcleo de pesquisa procura basicamente interpretar e entender a relação do humano com tudo aquilo que o cerca. Fatores Humanos são condições que influenciam o comportamento no trabalho, afetando, além do desempenho, a segurança e a saúde do trabalhador. 


Leia Mais Veja todas