ProUni: estudantes da lista de espera serão chamados até 19 de abril

PUCRS ofereceu mais de 1.700 bolsas do ProUni na primeira chamada

18/04/2023 - 11h03
prouni 2023

Foto: Giordano Toldo

Desde 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, garante a estudantes de todo o Brasil a oportunidade de estudar com bolsas integrais e parciais em universidades privadas. Os/as estudantes da lista de espera serão chamados até quarta-feira, dia 19 de abril. Na primeira chamada, a PUCRS disponibilizou 1.702 vagas para cursos da graduação presencial e online.

Para concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni, o/a candidato/a precisa: 

  • Ter realizado obrigatoriamente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e/ou 2022, sendo considerada, conforme o MEC, a edição do exame em que o estudante obteve melhor desempenho.  
  • Ter obtido ao menos 450 pontos na média geral entre as provas e não ter zerado a redação. 
  • Possuir uma renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa do grupo familiar e comprovar condição socioeconômica compatível com as regras do programa e demais informações descritas no ato da inscrição.    

Para que você tire todas as suas dúvidas sobre o ProUni 2023, nós preparamos um guia completo sobre o programa. Confira! 

Como funciona a seleção? 

Após inscritos, os/as candidatos/as são pré-selecionados pela plataforma do MEC e são ranqueados nas duas primeiras chamadas conforme a nota do Enem. O ProUni divide estudantes entre aqueles/as que estudaram em escola pública e aqueles/as que estudaram em escola particular com bolsa.  

Os/as candidatos/as de escola pública ou particular com bolsa integral tem preferência neste ranqueamento feito pelo MEC, em detrimento daqueles/as que cursaram o ensino médio em escola particular sem bolsa, por exemplo. Nas duas primeiras chamadas, os/as candidatos posicionados no ranqueamento dentro da quantidade de vagas ofertadas são convocados/as a entregar a documentação.  

Por exemplo: se no curso Direito existirem dez vagas, as dez primeiras pessoas serão convocadas para entregar a documentação e dar prosseguimento ao processo seletivo. Se depois da análise sobrarem, digamos, sete vagas, as próximas sete são convocadas para entregar na segunda chamada.   

Se aprovados/as, os/as estudantes deverão realizar a matrícula ainda em 2023/1. A data de matrícula da segunda chamada e lista de espera ainda está em análise na PUCRS. Se não for para 2023/1, será para o próximo período letivo em que houver oferta do curso escolhido na Universidade. 

Leia também: “A formação me possibilitou ter orgulho da minha trajetória profissional”

Datas importantes para ficar ligado/a: 

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março  

Comprovação das informações:

  • Primeira chamada: 7 a 16 de março
  • Segunda chamada: 21 a 30 de março
  • Lista de espera: 10 a 19 de abril 

Manifestação de interesse na lista de espera: 5 a 6 de abril 

Quem é você durante o processo? 

Para não acontecerem imprevistos, é importante que você esteja por dentro das nomenclaturas utilizadas no Programa.  

  • Candidato: quem está participando do processo seletivo 
  • Pré-selecionado: candidato/a convocado/a para a entrega da documentação 
  • Aprovado: candidato/a que já entregou a documentação e, após análise, foi aprovado/a no processo seletivo, portanto, tendo sua bolsa concedida 
  • Estudante/bolsista: candidato/a que já teve a bolsa concedida e também realizou a matrícula na instituição 
  • Se você for pré-selecionado/a, verifique a lista de documentação disponível neste link 

Qual o processo para a entrega da documentação? 

Aqui começa o contato direto com a PUCRS: para a primeira chamada, a entrega da documentação acontece de 7 a 16 de março. Para a segunda chamada, será de 21 a 30 de março. A manifestação de interesse na lista de espera deve acontecer de 5 a 6 de abril e a comprovação das documentações deve ser feita de 10 a 19 de abril. A lista de documentação necessária para a comprovação das informações já está disponível em nosso site pucrs.br/prouni 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por PUCRS (@pucrs)

  • Modalidade presencial: 

Se o curso selecionado for da modalidade presencial, os documentos precisam ser entregues de forma presencial, entre os dias 7 e 16 de março, das 8 às 14h, de segunda a sexta. A entrega precisa ser feita no prédio 15, Central do Aluno, setor de ProUni da Universidade.    

  • Modalidade online:

    Se o curso selecionado for da modalidade online, os documentos são entregues também de forma online pelo e-mail [email protected] também entre os dias 7 e 16 de março.    

Ficou com alguma dúvida sobre a documentação? Entre em contato pelos telefones (51) 3353-7974, (51) 3353-4521, (51) 3353-7868 ou pelo WhatsApp (51) 98443-0788.   

Fique atento/as aos horários: 

As entregas dos documentos são sempre de segunda a sexta, das 8h às 14h. Para dúvidas e/ou mais informações, o horário é das 8h às 21h, também sempre de segunda a sexta. 

Como saber se você foi aprovado/a? 

É possível confirmar sua situação de pré-classificado no site do próprio MEC.  

Se você foi aprovado, entregou toda a documentação, e seus documentos foram checados e conferidos pela Universidade, seu nome vai aparecer na lista com os aprovados. Essa lista é divulgada após o término das análises de cada chamada no site do ProUni na PUCRS. 

Existe custo para participar do programa? 

Não! O ProUni atualmente fornece bolsas parciais e integrais. A PUCRS oferece somente com bolsas integrais. O/A candidato/a contemplado/a pelas bolsas do programa neste semestre não terá nenhum custo de mensalidade ou matrícula. 

Para ingressar pelo ProUni é preciso fazer a prova do Vestibular?   

Não. O processo seletivo é aberto para candidatos/as de todo o Brasil, sem necessidade de realizar a prova do nosso vestibular. 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROUNI


Leia Mais Veja todas