Projeto em parceria com o Museu incentiva o interesse de meninas no campo científico

Iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre com o Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS promove a divulgação da atuação de mulheres cientistas e pesquisadores

20/10/2021 - 11h37

meninas na ciênciaDespertar o interesse de meninas no campo da ciência, abrindo o caminho para futuras pesquisadoras. Esse é o principal objetivo do projeto Gurias na Ciência, uma parceria inédita franco-brasileira da Aliança Francesa Porto Alegre com o Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS (MCT-PUCRS), com apoio do Consulado Geral da França em São PauloA iniciativa promove a divulgação da atuação de mulheres cientistas e pesquisadoras, incentivando as estudantes a desenvolverem carreiras no campo da pesquisa científica.  

projeto consiste em um espaço virtual no qual acontecem atividades que integram a programação do Espaço Jovem Cientista, uma realização do MCT e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS (Propesq). O primeiro vídeo já está disponível e os demais serão publicados na página do projeto até o fim deste mês.  

Confira as atividades do Gurias na Ciência  

Diálogo Franco-Brasileiro – A presença das mulheres no campo científico: desafios e caminhos possíveis   

A conversa conta com a participação de Clémence Perronnet, pesquisadora em Sociologia e professora de Ciências da Educação na Université Catholique de l’Ouest; e Simone Monteiro, coordenadora de Projetos MCT-PUCRS. A mediação é realizada por Renata Medina, coordenadora das Ações Educativas MCT-PUCRS.   

Série de conversas: Pesquisadoras na Ciência – quais os desafios?  

Primeiro episódio: vídeo disponível a partir de 26/10 

Participantes: Professora Betina Blochtein, curadora da coleção cientifica de Abelhas do MCT-PUCRS (Entomologia)e professora Cristiane Follmann Jurinitz, curadora da coleção científica Herbário do MCT-PUCRS. 

Segundo episódio: vídeo disponível a partir de 27/10   

Participantes: Professora Renata Medina, coordenadora das Ações Educativas MCT-PUCRS, e Simone Monteiro, coordenadora de Projetos MCT-PUCRS. 

Terceiro episódio: vídeo disponível a partir de 29/10 

Participante: Professora Carla Suertegaray Fontana, curadora da coleção cientifica de Aves do MCT-PUCRS (Ornitologia).   

Jogos do EuGênio  

O EuGênio, mascote do Museu, convida você para testar os seus conhecimentos sobre o MCT; química, física e biologia; população indígena do Brasil e da Austrália; e cientistas geniais, além de testar sua memória. 

projeto ainda contará com uma publicação impressa e digital, com jogos lúdicos e curiosidades sobre o universo científico, além de apresentar algumas das cientistas geniais que marcaram nossa história.  

Sobre a Aliança Francesa Porto Alegre  

A instituição sem fins lucrativos é dedicada ao ensino da língua francesa e ao incentivo à formação cultural. Há 135 anos no Brasil e há 75 anos em Porto Alegre, a Aliança Francesa oferece cursos para adultos e adolescentes, com professores especializados e total apoio pedagógico, além de promover o diálogo cultural franco-brasileiro, com eventos, debates, exposições, premiações, concertos musicais e outras atividades artísticas. 


Leia Mais Veja todas