Projeto de pesquisa da PUCRS recebe prêmio de inovação do Grupo Fleury

Conector utilizado no tratamento de pacientes com Covid-19 ficou em 3º lugar na categoria Tecnologias

19/11/2021 - 15h45
Catéter Fablab

Projeto criado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores auxilia no tratamento de pacientes com Covid-19 / Foto: Bruno Todeschini

Nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, aconteceu a cerimônia online do VII Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF 2021), onde a PUCRS conquistou o 3º lugar na categoria Tecnologias com o projeto Cateter nasal de alto fluxo utilizando conector produzido na PUCRS em pacientes com diagnóstico de SARS-COV2 em unidade de terapia intensiva: um ensaio clínico não-randomizado. O protótipo conector para sistema de alto fluxo impresso em 3D no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (IDEIA) foi criado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e auxilia no tratamento de pacientes com Covid-19 proporcionando um fluxo maior de oxigênio por minuto.

Com o dispositivo, que pode ser conectado na estrutura de suplementação de oxigênio já existente em qualquer hospital, é possível fornecer até 30 litros de oxigênio por minuto, sendo que, nos aparelhos convencionais, a quantidade é de até 15 litros de oxigênio por minuto.

Os testes foram realizados nas unidades de terapia intensiva do Hospital São Lucas da PUCRS e o sistema conseguiu reduzir em um terço a necessidade de intubação de pacientes graves contaminados pelo SARS-COV2. A peça é produzida com baixo custo e pode ser utilizada em hospitais do Sistema Único de Saúde. Outros hospitais do Rio Grande do Sul e outros estados também passaram a utilizar o conector, fornecido gratuitamente pela Universidade.

Leia mais: Protótipo desenvolvido pela PUCRS começa a ser utilizado em oito hospitais

prêmio_fleury_conectorPara o diretor do IDEIA Eduardo Giugliani, o reconhecimento de um prêmio nacional com essa relevância demonstra toda a robustez que a Universidade tem para desenvolver uma proposta tão complexa e tão interdisciplinar de forma rápida. “Tudo foi desenvolvido a partir de competências de dentro da instituição, foram mais de oito áreas do conhecimento envolvidas e mais de 30 pessoas, além de laboratórios e setores. Uma resposta rápida para o melhor enfrentamento da pandemia, que demonstra todo o potencial da PUCRS e seus pesquisadores”, adiciona.

Já para o médico da Escola de Medicina Giovani Gadonski, um dos responsáveis pela criação do protótipo, “a premiação recebida pelo projeto coroa um trabalho conjunto que envolveu diversas áreas do nosso ecossistema de inovação, especialmente na rede InovaPUCRS, partindo de uma demanda baseada na necessidade dos pacientes com Covid-19 que gerou impacto social e oportunizou uma terapia até então não disponível pelo SUS”, celebra.

Sobre a premiação

O Prêmio de Inovação do Grupo Fleury nasceu em 2015, com o objetivo de reconhecer e divulgar projetos altamente inovadores oriundos da pesquisa nacional, com foco na área da saúde. Em especial no ano de 2021, em que o mundo todo permanece enfrentando a pandemia da Covid-19, a intenção do PIF é reconhecer e premiar indivíduos, grupos, profissionais e empresas que criaram e conduziram iniciativas inovadoras de longo prazo, buscando mudanças impulsionadas pelas adversidades decorrentes da pandemia.


Leia Mais Veja todas