Programação cultural de volta às aulas tem oficinas, graffiti e Nathalia Timberg

Atrações de recepção aos alunos se estendem até o final do mês

13/03/2019 - 17h59
Kelvin Koubik

Artista visual Kelvin Koubik / Foto: Divulgação

A volta às aulas PUCRS 360° segue com uma agenda cultural apresentando atrações para toda a comunidade acadêmica. Os destaques da programação incluem as Oficinas 360°, nos dias 14 e 15, o Graffiti na PUCRS, com o artista visual Kelvin Koubik, a partir de 18 de março, junto à Rua da Cultura, e a Conversa com a atriz Nathalia Timberg, dia 21 de março, às 19h30min, no Salão de Atos. Além dessa agenda, a Universidade oferece o inovador espaço Living 360°, no prédio 15 do Campus. O local conta com ambientes de estudo, bem-estar e convívio aliados ao que há de mais moderno para a aplicação de metodologias de ensino ativas.

Confira a agenda:

Oficinas 360Oficinas 360°

Dias 14 a 15 de março – Durante o dia, no Living 360° (prédio 15)
Confira aqui a programação completa.

Graffiti PUCRS com Kelvin Koubik

De 18 a 29 de março – Durante o dia, na parede do prédio 6 do Campus, junto à Rua da Cultura

Conversa sobre Teatro com Natália Timberg

21 de março – Quinta-feira, às 19h30min, no Salão de Atos

Serviços no Campus:

Página do aluno

Confira a página Sou Aluno. Lá você vai encontrar informações acadêmicas e financeiras, segundas vias de documentos e e-mail Acad.

PUCRS Mobile

No app PUCRS, o aluno acessa notas, horários, informações financeiras, situação na Biblioteca e vagas disponíveis nos estacionamentos. É preciso inserir matrícula (com o último dígito) e senha.

Wi-Fi

A rede de Wi-Fi Eduroam, presente em aproximadamente 60 países, é aberta a toda a comunidade universitária da PUCRS. Para acessá-la, basta configurar seu dispositivo conforme instruções do site, informando seu usuário de rede seguido de @pucrs.br e a senha que você utiliza no acesso à rede da Universidade.

Tire suas dúvidas

Se você precisa de informações ou orientações sobre matrícula, troca de curso, solicitação de documentos, mensalidades, financiamento estudantil ou ProUni, entre outros assuntos, a Central de Atendimento ao Aluno (Ceal) está aqui para ajudá-lo. Reúne os setores Acadêmico, Financeiro e ProUni. Muitos documentos acadêmicos podem ser solicitados pela página do aluno, de forma gratuita, como histórico escolar e declarações de matrícula. A central fica no térreo do prédio 15 e funciona das 8h às 21h15, de segunda a sexta-feira. Os telefones de contato de cada setor são: 3320-3573 (Acadêmico), 3320-3588 (Financeiro) e 3353-7974 (ProUni). Perguntas mais frequentes estão respondidas nesta página.

Inovação e empreendedorismo

Com salas de aula e recursos pedagógicos inovadores, na lateral do prédio 15, o Idear é um espaço para inspirar a criatividade, a autonomia e o empreendedorismo. Por meio de disciplinas, oficinas, cursos e projetos, é possível aprender a desenvolver o próprio negócio ou ter novas iniciativas no estágio ou na empresa. Fone: 3353-7754.

Um mundo de informações

Um mundo de informações ao seu alcance e espaços bacanas para estudar. O acervo da Biblioteca Central conta com mais de 1 milhão de obras, entre físicas e eletrônicas – livros, periódicos, teses, dissertações e materiais digitais, apoiados por serviços e recursos multimídia. Também oferece locais para a pesquisa e produção de trabalhos em ambientes climatizados e integrados, salas para estudos individuais e em grupo, áreas de leitura, consulta aos acervos especiais e obras raras. Máquinas de autoempréstimo e autodevolução permitem retirar e entregar livros com agilidade e autonomia. Para mais informações, entre em contato: [email protected] e 3320-3544.

Tecnopuc

O Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Abriga 120 organizações, somando mais de 6,5 mil postos de trabalho, em seus dois locais: Porto Alegre e Viamão. O Tecnopuc também dispõe de salas de aula abertas para uso nos cursos de graduação e pós-graduação da PUCRS. E é possível fazer uma visita guiada ao Parque.

Desenvolvimento de startups

Quer empreender? A Raiar, Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS, oferece oportunidades para que os estudantes desenvolvam suas habilidades empreendedoras. Disponibiliza programas que vão desde a modelagem de negócios até a sua consolidação, como o Startup Garagem (com inscrições até 13 de agosto), a Incubação de Empresas e a Aceleração, além de espaços diferenciados como o Free Zone e o Coworking.

Aprendizado além das fronteiras

Imagine poder escolher, dentre mais de 20 países, o seu próximo destino de estudos. Se você é aluno de graduação da PUCRS, isso é possível! O Programa de Mobilidade Acadêmica tem parceria com cerca de 90 instituições de ensino ao redor do mundo. Os editais para inscrição são divulgados no site e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Estudantes interessados em vivenciar outras culturas, aprender novos idiomas e complementar sua formação integral podem entrar em contato com a Mobilidade Acadêmica pelo fone 3320-3656, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente, no prédio 1, sala 110, das 8h às 19h.

Academia, natação e muito mais

O Parque Esportivo da PUCRS fica no prédio 81, oferece ampla estrutura e muitas opções de atividades físicas. Além da academia com aulas de modalidades variadas, você encontra a escola de natação e a possibilidade de locar quadras esportivas.