Rocket: aprimorando os melhores projetos do Torneio Empreendedor

04/07/2017 - 10h30
Rocket, Idear, Empreendedorismo

Karin Keller/Divulgação

O último sábado, 1º de julho, marcou o encerramento do Programa de Empreendedorismo Rocket, realizado pelo Idear- Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS.  O programa tem o objetivo de capacitar os melhores colocados no Torneio Empreendedor para que continuem desenvolvendo seus projetos de negócio. Funciona assim: os interessados (aluno, ex-aluno ou público em geral) se inscrevem no Torneio, e, sendo classificados entre os melhores projetos, recebem como um dos prêmios a participação no programa para aprimorar a sua ideia, no semestre seguinte. Após concluir as atividades, terão projetos mais elaborados para participação no Startup Garagem, programa de modelagem de negócios da Raiar, ambiente de desenvolvimento de startups da PUCRS. Para participar do Startup, é necessário que pelo menos um dos participantes do grupo seja aluno da PUCRS.

Os encontros do Rocket ocorrem de março a julho, e a mentoria é dividia em três grandes áreas de conhecimento: tecnologia, finanças e assessoria de mercado. Os participantes recebem assessoria profissional para desenvolver o planejamento estratégico e operacional do negócio.  “A ideia é amadurecer os projetos vindos do Torneio Empreendedor, para que possam crescer e virarem um negócio concreto”, lembra Katine Fasolo, coordenadora do Torneio. Na edição de 2017 do Rocket foram 120h de assessoria entre encontros presenciais e a distância, com a participação de doze equipes.

Rocket, Idear, Empreendedorismo

Karin Keller/ Divulgação

Realizado em parceria com a Klavo Gestão e Marketing, o programa utiliza a metodologia Red Canvas, que auxilia empreendedores a entender com profundidade o propósito da organização e como comunicá-lo, de forma que as pessoas entendam e se conectem com este propósito. Segundo Karin Keller, que ministra os encontros, a metodologia parte da premissa de que a criação de uma rede que se conecte e entenda o seu propósito como organização – o relacionamento – é a base fundamental para que ela tenha sucesso. “Aliada a isso, está a estratégia que o empreendedor precisa criar para entregar valor de forma progressiva. São estas duas “tarefas” (relacionamento + estratégia) que promovem o desenvolvimento da organização (por isso RED)”, complementa. A designer gráfica Helena Giacomazzi Nunes é uma das participantes do Rocket neste semestre e desenvolveu o projeto de um minitruck que vende café e biscoito italiano. Inicialmente, ainda no Torneio Empreendedor, pensou em vender brownies com os cafés, mas mudou de ideia durante o programa: “Um dia vi minha mãe fazendo biscoitos italianos e decidi que os venderia junto com o café, porque tem relação com as origens da minha família. Todas essas mudanças na ideia ocorreram no Rocket, o que foi muito bom para desenvolver o que eu estava pensando”, afirma. Atualmente, Helena está produzindo somente os biscoitos, mas no futuro pretende colocar em prática o minitruck.  O projeto foi batizado de Beluno Sapore Artigianale.