Programa incentiva a conexão empreendedora entre alunas e alumni

Parceria com a UFRJ visa inspirar e conectar participantes com lideranças femininas dos parques tecnológicos das universidades

11/03/2021 - 16h08

Arte do programa Conexão RIO-POA [delas]Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se uniram para conectar alunas e alumni das duas universidades que desejam empreender. Por meio do programa Conexão RIO-POA [Delas], as instituições têm o objetivo de proporcionar conexões e inspiração a partir das histórias de lideranças femininas que fazem parte do ecossistema dos parques tecnológicos, criando uma rede de networking qualificado entre empreendedoras e futuras empreendedoras dos Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. 

O programa, que é gratuito, está com inscrições abertas até o dia 17 de março e iniciará ainda neste mês, finalizando em abril. A iniciativa é promovida em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Podem participar alunas de todos os cursos de graduação e pós-graduação e alumni das duas universidades. As selecionadas integrarão dois grupos: Imersão e Conhecimento. O regulamento e as inscrições estão disponíveis neste link. 

Interação e inspiração que ultrapassam o estado 

Conexão RIO-POA [Delas] terá a duração de cinco semanas, reunindo conteúdo, talks exclusivos e encontros online em duas Trilhas — a empreendedora e suas competências e o empreendimento e a sua ideação. O objetivo é que as participantes possam desbravar os caminhos possíveis dentro do universo dos novos negócios e integrar uma comunidade de mulheres para além dos limites do seu estado.  

Será possível conhecer cases, receber dicas de quem já atua no mercado, participar de momentos de interação, inspiração e capacitação, além de formar equipes multidisciplinares para complementar os conhecimentos entre as alunas que têm interesses em comum. A parceria busca incentivar as estudantes e alumni a pensarem no propósito dos negócios que querem construir, oferecendo conteúdos que as auxiliem a começar a desenvolver hoje o que precisarão para concretizar estes planos no futuro. 

Programação da iniciativa

Saiba mais sobre os Parques 

A parceria entre o Tecnopuc e o Parque Tecnológico da UFRJ foi iniciada em 2016, com a criação de um programa de Soft Landing, que visa proporcionar intercâmbio entre empresas residentes nos ambientes de inovação dos Parques. 

Parque Tecnológico da UFRJ 

O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi inaugurado em 2003 e está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária. É constituído por centros de pesquisa de empresas inovadoras, laboratórios e espaços para desenvolvimento do empreendedorismo e integração, e abriga centros de pesquisa, empresas de grande porte nacionais e multinacionais, pequenas e médias, startups, além de 10 laboratórios da própria Universidade. Foi eleito como o Melhor Parque Tecnológico do Brasil em 2013 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) 

Tecnopuc incentiva a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Situado em Porto Alegre e Viamão no Rio Grande do Sul, o Tecnopuc abriga aproximadamente 170 organizações, abrangendo empresas de diferentes portes, startups, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição. O Tecnopuc foi eleito três vezes como o Melhor Parque Tecnológico do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).