Programa desenvolvido por PUCRS e UCI premia alunos das duas universidades

Estudantes desenvolveram produtos voltados ao mercado brasileiro e americano

26/05/2023 - 17h28

Alunos da Escola Politécnica participam de parceria com a University of California, Irvine (UCI)/ Foto: Divulgação | Tecnopuc

Em 2022, a PUCRS e a Universidade da Califórnia, Irvine (UCI) formalizaram uma parceria que promoveu a versão conjunta do Beall and Butterworth Product Desing Competition. Por meio dos parques tecnológicos, as universidades propiciaram a interação entre os alunos da Escola Politécnica da PUCRS com estudantes de Engenharia e Ciência da Computação da UCI. A iniciativa, que é promovida anualmente pela UCI, incentiva a criação de novas tecnologias ou soluções para problemas de Design que tenham potencial para comercialização. 

Entre Agosto de 2021 e o início de 2023, Rafael Prikladnicki, professor da Escola Politécnica, atuou como pesquisador visitante na UCI. A permanência do docente na Universidade de Irvine nesse período foi um dos fatores que impulsionou a parceria entre as duas universidades – o acordo entre as duas instituições foi formado em 2022 no Tecnopuc Experience. Além do professor Prikladnicki, estavam presentes no evento Leandro Pompermaier, (Gestor de Relacionamento e Negócios do Tecnopuc), Rafael Chanin (que na ocasião atuava como Líder do Tecnopuc Startups), David Ochi (Diretor da competição na UCI) e Pedro Matia (aluno da Escola Politécnica e participante da competição). 

Dividido nessas duas áreas, os participantes trabalharam para desenvolver produtos voltados ao mercado brasileiro e americano. A avaliação dos trabalhos foi realizada por uma banca avaliadora formada por especialistas do mercado e por professores da PUCRS e da UCI, e os vencedores foram anunciados no dia 24 de maio. O grupo vencedor, Nimko, é formado pelos alunos do 4° semestre da Engenharia de Software da PUCRS, Thomas Melison, Felipe Rava e Léo Falcão, além de mais quatro alunos da UCI. Eles desenvolveram um aplicativo, com inteligência artificial, para equilibrar o que seria benéfico para a saúde física e mental das gestantes. Os alunos da PUCRS foram responsáveis por desenvolver o protótipo do aplicativo, como toda a parte de design e front-end da plataforma.  

Parceria entre a PUCRS e a UCI faz parte das iniciativas de internacionalização do Tecnopuc/ Foto: Divulgação | Tecnopuc

“Foi muito bom ter essa experiência. Eles foram bem receptivos e conseguimos nos comunicar bem. Foi uma ótima experiência para aprender inglês, conhecer outras culturas e desenvolver o aplicativo”,afirma Thomas.

Como parte do prêmio, os alunos vencedores da  PUCRS e da UCI poderão visitar a universidade parceira. O trio soube da parceria entre PUCRS e UCI em uma das disciplinas do curso. Eles escolheram o grupo em que iam trabalhar a partir da descrição da proposta, realizada pelos alunos da UCI. A partir de então, os estudantes se conectaram e passaram a trabalhar em conjunto. Sandra Einloft, Decana da Escola Politécnica, ressalta a felicidade em ver que os estudantes da Escola foram os vencedores da competição.

“É fantástico para o aprendizado, não só a técnica, mas por poder conviver com pessoas de outra cultura e falar outra língua. Agora, ser vencedor, é maravilhoso”, comenta a decana. Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups, também relata a experiência. “O programa é uma a oportunidade de fazer conexões e dar os primeiros passos para desenvolver negócios globais sem sair do RS. Ter essa visão empreendedora e global é essencial nos dias de hoje. Promover essas conexões na academia faz parte do propósito do Tecnopuc”, afirma.  

A parceria entre PUCRS e UCI é uma das ações de internacionalização do Tecnopuc. O Desenvolvimento dessas iniciativas faz parte do planejamento estratégico do Parque que visa promover ações globais. Esse posicionamento tem duas frentes, a que busca uma educação empreendedora mais globalizada e outra que visa desenvolver negócios globais conectando startups e empreendedores a investidores e empresas de grandes centros, como São Paulo e Estados Unidos. A parceria entre as duas universidades para o desenvolvimento do programa com os alunos faz parte da frente de educação empreendedora.   

Leia também: Conheça as diferenças entre os cursos da área de TI


Leia Mais Veja todas