Programa de Voluntariado inicia inscrições para o 2º semestre

Alunos, professores, técnicos administrativos e alumni PUCRS podem aderir às atividades voluntárias

13/08/2018 - 11h33

Programa de Voluntariado Marista

Voluntariado, voluntário, Pastoral, Campanha

Suliane Cardoso, mestranda em Ciências Sociais Foto: Bruno Todeschini

Com o objetivo de contribuir na construção de uma cultura de solidariedade e com o desafio da formação integral dos que fazem parte da comunidade universitária, o Centro de Pastoral e Solidariedade PUCRS recebe, a partir do dia 13 de agosto, inscrições para o segundo semestre do Projeto de Voluntariado PUCRS. O término do cadastramento, que pode ser realizado através deste link, está previsto para 31 de agosto, data condicionada ao preenchimento das vagas, que são limitadas.

Para dar continuidade ao processo, é necessário participar do Encontro de Apresentação do Voluntariado, no dia 15 de setembro, das 14h às 16h30min, em local a ser informado para os inscritos. No evento, são apresentadas as instituições nas quais é possível desenvolver atividades, a documentação necessária e o processo de formação e acompanhamento. O projeto, voltado para alunos, professores, técnicos administrativos e alumni PUCRS, vem atraindo cada vez mais participantes a cada semestre. Em 2017, o Programa mobilizou 240 pessoas, e, no Encontro do semestre passado, compareceram 300 pessoas.

Para Julia Torres, estudante do curso de Psicologia e voluntária há um ano no Abrigo João Paulo II, o voluntariado deveria ser realizado por todos. “O quanto eu cresci e amadureci na atividade que realizo é imensurável. Ganho muito mais do que proporciono para as crianças.  Amo a atividade que realizo no abrigo e não troco minhas crianças por nada! Elas abençoam meus sábados do jeitinho que só elas sabem fazer”, afirma a futura psicóloga.

Para os estudantes que realizarem a partir de 40h de atividades, é emitido certificado, que pode ser usado para as horas complementares. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3506.