Programa Amigo Universitário recebe inscrições para o segundo semestre

Iniciativa aproxima estudantes da PUCRS e alunos internacionais que estarão em mobilidade acadêmica na Universidade

17/05/2023 - 11h52
amigo universitário

Amigos Universitários e estudantes internacionais deste semestre. / Foto: Matheus Gomes

Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o Programa Amigo Universitário, iniciativa coordenada pelo Escritório de Cooperação Internacional, que aproxima estudantes da PUCRS de alunos internacionais em mobilidade acadêmica na Universidade. Para se inscrever, é preciso enviar o formulário disponível no site do Programa para o e-mail [email protected], juntamente com seu comprovante de matrícula. 

Os voluntários do programa são encorajados a auxiliar os novos estudantes em questões acadêmicas e institucionais, bem como em se engajarem com trocas interculturais compartilhando curiosidades, informações, tradições e experiências sobre a cidade e o país. A participação no programa permite que alunos PUCRS tenham contato com culturas diferentes, além de praticar um segundo idioma.  

Quem pode participar  

Para participar, candidatos/as precisam estar matriculados/as em algum curso de graduação ou pós-graduação da Universidade no momento da inscrição e no semestre seguinte, quando iniciam as atividades como Amigo Universitário. 

Além do formulário de inscrição preenchido, os candidatos terão que participar de uma dinâmica em grupo que será realizada no dia 21 de junho, às 14h, na PUCRS. 

Experiências para a vida toda 

Para a acadêmica de Relações Internacionais Laura Rizzon Toscan participar do programa tem oportunizado aprendizados sobre culturas diferentes, costumes, comidas, festas, músicas, expressões.

“Ganhei amizades para a vida toda. É muito legal poder ter esse vínculo, não somente com elas, mas com os demais estudantes internacionais, porque agrega na nossa bagagem de aprendizados e nos torna mais conectados com o mundo. Fiquei ainda mais curiosa para desbravar os países e a cultura deles”, comenta. 

Dúvidas e mais informações sobre o Programa Amigo Universitário podem ser enviada para o e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente no Escritório de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. 

Leia também: Da graduação para o doutorado em Ciência da Computação: conheça a história de Julia Kubiak


Leia Mais Veja todas