5 dicas para quem quer ser um profissional de jogos digitais  

Marcelo Cohen, um dos coordenadores da Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais, dá dicas para ingressar na área 

23/06/2022 - 17h15
profissional de jogos digitais

Foto: Sean Do / Unsplash

O profissional de jogos digitais vive um momento interessante. Além da possibilidade de montar o seu próprio estúdio e distribuir a sua produção globalmente pelas lojas digitais, outras áreas demandam cada vez mais o diplomado na área. Ele pode trabalhar na indústria como desenvolvedor, artista, designer ou roteirista, ou mesmo apoiando indústrias afins, como a de publicidade.  

A área registrou expansão inclusive na pandemia, com demanda permanente por jogos novos e criativos. Diferente do passado, o equipamento e o software para criação são mais acessíveis, o que permite montar uma empresa, testar e publicar, sobretudo para o mercado mobile.   

Além disso, duas áreas têm valorizado casa vez mais esse profissional. Uma delas é o mercado de desenvolvimento do metaverso, que reúne espaços em 3D imersivos online que são construídos utilizando softwares desenvolvidos para a produção de jogos. E o outro é o mercado audiovisual, que se utiliza das mesmas ferramentas para produzir cenários digitais.  

Está pensando em ingressar na área e não sabe por onde começar? Confira as dicas abaixo: 

1) Descubra como seus jogos favoritos são produzidos  

Se você chegou até aqui é porque provavelmente é um apaixonado por jogos. Pois, saiba que esse é um ponto fundamental, já que destrinchar o que há por trás dos seus games favoritos é a primeira dica do professor Marcelo Cohen. Conhecer o mundo dos jogos vai te ajudar a entender as demandas da área.

A partir disso, procure conhecer o processo de desenvolvimento, pesquise sobre programação e design, e observe se você também acha fascinante essa parte do processo. Outra dica importante é estudar enquanto joga, tentando entender os mecanismos dos jogos, como, por exemplo, como foi feito um nível, porque determinada programação foi feita, etc. 

2) Siga desenvolvedores e empresas da área nas redes sociais 

Foto: Kevin Bidwell / Pexels

Acompanhar os perfis de profissionais e empresas do setor de jogos nas redes sociais é uma forma fácil de se manter atualizado sobre o que acontece no mercado. Além disso, a partir das publicações, é possível obter insights, participar de discussões sobre o universo dos games e ainda aprimorar a sua rede de contatos.  

Se estiver ao seu alcance, também é importante participar de eventos e encontros especializados. Assim você também terá mais facilidade para identificar quais áreas chamam mais a sua atenção. Agora, eventos gamers também podem ser uma oportunidade para acompanhar o que está em alta no setor e conhecer pessoas para criar parcerias. 

3) Jogue de tudo 

Para o professor, é fundamental que quem tem interesse na área jogue de tudo: “Desde superproduções até jogos independentes. Cada um terá algo para te ensinar”. Você até pode ter seu estilo de game favorito, mas um bom profissional está aberto para conhecer todos os tipos, afinal, quanto mais você conhece, mais referências visuais e estratégicas você tem para construir o seu próprio jogo.  

4) Conheça as possibilidades de mercado 

Cohen também pontua a importância de conhecer o mercado e as possibilidades de trabalho. Há uma infinidade de opções em que o profissional de jogos pode fazer carreira, como as áreas de design, programação, arte, som, narrativa, etc.   

Leia também: Jogos digitais: especialização conecta teoria e vivência de mercado  

5) Crie jogos  

Você precisa iniciar de algum lugar, certo? Então, vá sem medo e comece tentando criar seus próprios jogos. “Eles podem ser jogos simples, mas farão parte do teu portfólio. Serão uma boa forma de praticar e desenvolver suas habilidades, e ainda irão te ajudar a conhecer as ferramentas disponíveis”, afirma o professor.  

O portfólio é fundamental para quem quer ingressar nessa área, seja ele de arte ou de programação. Será com ele que você irá se lançar no mercado tanto para conseguir trabalho como demonstrar para possíveis clientes o que você consegue fazer.  

Dica bônus: busque uma boa formação na área   

Uma boa formação é essencial para atuar em qualquer mercado. Se você busca se profissionalizar e ingressar no mercado de jogos digitais, conheça a Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUCRS. O curso é focado em profissionais com curso superior que atuem em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas – seja no desenvolvimento de software ou no projeto/design de roteiros, e que também desejam se especializar e/ou atualizar seu know-how nessa área. 

quero conhecer a especialização em jogos digitais


Leia Mais Veja todas