Professores conquistam Prêmio Inventores Unicamp 2016

Patente premiada foi concedida em parceria com a instituição paulista

Por: Redação Ascom

22/06/2016 - 10h40
Prêmio Inventores Unicamp 2016

Foto: Divulgação

Os professores do IETelecom Tecnologias da PUCRS Maria Cristina Felippetto de Castro e Fernando César de Castro receberam o Prêmio Inventores Unicamp 2016, em cerimônia realizada no mês de maio. O projeto Processo para Desconvolução Autoditada Concorrente – PDAC, criado em parceria com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Dalton Soares Arantes, foi a primeira patente internacional da Universidade, requerida em parceria com a Unicamp. Ela foi resultado da tese de doutorado do professor Fernando de Castro, e originalmente publicada em 2001, em evento na Finlândia.

Em 2016, o Prêmio Unicamp foi dividido em quatro categorias: Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual; Tecnologia Absorvida pelo Mercado; Patentes Concedidas e Tecnologias Licenciadas. Criado em 2004, tem como objetivo homenagear os pesquisadores da Unicamp envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia. Em 2015, a Agência Inova Unicamp bateu recorde de licenciamentos. Foram 15 contratos assinados, totalizando 71 vigentes. Ao todo, eles dizem respeito a 125 tecnologias. Ainda no ano passado, 71% das ofertas tecnológicas foram feitas para empresas no Brasil e os outros 29% para empresas do exterior.