Professoras da Farmácia produzem álcool gel para combate à Covid-19

O produto foi elaborado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da PUCRS e entregue para a Casa Menino Jesus de Praga e para o InsCer

16/04/2020 - 14h42
álcool gel

Foto: Pinterest

As professoras do curso de Farmácia Denise MilãoCristina Maria Moriguchi Jeckel e Temis Weber Furlanetto Corte, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, produziram álcool gel 70% no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica. Para contribuir com o combate à Covid-19, a iniciativa foi realizada atendendo a uma solicitação do Centro de Produção de Radiofármacosdo Instituto do Cérebro (InsCer). Além de suprir as necessidades do InsCer, metade da produção também foi doada para Casa Menino Jesus de Praga, instituição que acolhe e promove atendimento especializado gratuito para crianças com necessidades especiais. 

De acordo com a professora Denise Milão, coordenadora da graduação em Farmácia, foram produzidos cerca de 15 quilos do produto. “Fizemos o que conseguimos, pois estávamos com pouca matéria prima. Ainda sim foi uma sensação muito boa produzir um produto que pode auxiliar nesse momento tão delicadoFizemos de coração”, afirma. 

A professora Cristina Jeckel conta que durante a produção todas as medidas de segurança foram seguidas em prol da solidariedade. “Cuidamos o tempo todo para manter o distanciamento físico entre nós, além de usar máscaras e luvas. Sabemos que o que fizemos foi pouco, foi como ser uma gota no oceano. Mas também sabemos que a solidariedade é isso, cada um fazendo o pouco que pode fazer”, comenta. Além do distanciamento e dos cuidados pessoais, as professoras também efetuaram a limpeza e higienização dos materiais equipamentos e utensílios utilizados. 

Sobre o curso de Farmácia 

O estudante aprofunda conhecimentos para o cuidado em saúde na área de fármacos e medicamentos, com análises clínicas e toxicológicas. Também são desenvolvidas habilidades para atuar em toda a cadeia de produção de medicamentos, dos manipulados aos industriais, sua distribuição comercial e em redes de saúde hospitalar, acompanhamento e atenção ao paciente. 

Leia também: Por que as pessoas precisam parar de praticar a automedicação 


Leia Mais Veja todas