Professora Margareth Oliveira recebe Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017

Premiação da Fapergs reconheceu produção científica da docente do Curso de Psicologia

06/10/2017 - 14h29
Prêmio Pesquisador Gaúcho,Margareth Oliveira,Psicologia,Fapergs,Paulo Machado Mors, presidente ADUFRGS Sindical

Professora Margareth recebe prêmio de Paulo Mors, da ADUFRGS
Foto: Dudu Leal

A professora do Curso de Psicologia da PUCRS Margareth Oliveira foi agraciada com o prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, na modalidade Pesquisador Destaque, na área de Educação e Psicologia. Promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), a premiação ocorreu na noite desta quinta-feira, 5 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A professora e sócia-fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) é reconhecida pelo seu extenso trabalho nos campos de avaliação psicológica e intervenções da psicologia clínica.

Margareth possui graduação e mestrado em Psicologia pela PUCRS, e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Participa do Grupo de Trabalho Pesquisa Básica e Aplicada em uma perspectiva Cognitivo-Comportamental, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e é membro da Diretiva da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO) desde 2012. Como docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade, fundou em 2001 o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental (GAAPCC), o qual já propôs 25 projetos, alguns ainda em andamento.

Pesquisas sobre comportamentos aditivos

Seus mais recentes projetos envolvem pesquisa quantitativa sobre a efetividade de tratamentos psicológicos nos comportamentos aditivos, como distúrbios alimentares e dependência química. Dentre eles, destaca-se nos últimos anos a sua contribuição com o estudo sobre o Modelo Transteórico de Mudança (MTT), e suas diversas aplicações no campo da saúde e promoção de qualidade de vida. O método é voltado para a compreensão do processo de mudanças de hábitos nas mais diversas situações, passando pelas etapas de tomada de consciência, preparação, ação, manutenção e até recaída, para mudar efetivamente os comportamentos que trazem problemas.

Tecna produz conteúdo para o Prêmio

Também foi destaque do evento o Centro Tecnológico Audiovisual do RS (TECNA), que contribuiu com a produção e desenvolveu conteúdos audiovisuais exibidos ao longo da solenidade. A ação envolveu o esforço de estudantes, professores e profissionais, articulando um esforço conjunto das universidades do RS em prol da pesquisa. A participação foi um convite da Fapergs, por meio da qual foram feitos os investimentos do Governo do Estado para a criação do Centro, com o objetivo difundir a importância da indústria criativa e audiovisual do RS, bem como valorizar a interação entre poder público, universidade e meio empresarial.

Sobre o Prêmio

Prêmio Pesquisador Gaúcho,Margareth Oliveira,Psicologia,Fapergs

Cerimônia de Premiação ocorreu na Fiergs
Foto: Dudu Leal

Esse ano foram reconhecidos pelo Prêmio Pesquisador Gaúcho pesquisadores nas áreas de Artes e Letras, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde, Economia e Administração. Além disso, destacaram trabalhos que tenham contribuído com ações inovadoras aplicáveis no ambiente empresarial nas categorias Pesquisador na Empresa, Pesquisador na Indústria, Jovem Inovador e Pesquisador Destaque Especial ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A iniciativa vinculada é à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e visa salientar a importância que tem o investimento em pesquisas para alavancar o desenvolvimento do Estado.