Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Professora da Famecos participa de evento internacional de comunicação

Profissionais da Rede Marista de sete países refletiram sobre o futuro da comunicação

30/06/2020 - 09h33

Professora da Famecos participa de evento internacional de comunicadores - Profissionais da Rede Marista de sete países refletiram sobre o futuro da comunicação Na última sexta-feira, 26 de junho, foi realizado o 1º Fórum Regional de Comunicação, ao vivo, por meio da plataforma Teams. O evento, que teve como temática a fala do Papa Francisco no 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Para que possas contar e fixar na memória”, somou a participação de mais de 190 profissionais de comunicação de unidades maristas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai; da Região Arco Norte; e do Instituto Marista.  

A programação contou com a abertura do Secretário Executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Aparício, que apresentou o contexto de atuação regional e convidou os participantes para uma reflexão lembrando da espiritualidade que permeia o papel da comunicação na vida marista. “Como comunicadores, somos construtores de sonhos”, fortaleceu. Na sequência, o Superior Geral do Instituto MaristaIr. Ernesto Sánchez, abordou as conexões entre o conceito de família global e as possibilidades para a comunicação durante o período sensível pautado pela crise mundial do novo coronavírus. 

Ele retomou a linha do tempo desde o início da pandemia, relatando as incertezas e as boas práticas organizadas pela Casa Geral e pelo mundo marista. Reforçou a sua solidariedade ao olhar o momento passado atualmente em todos os países da Região. Em tom afetivo e de proximidade, o Ir. Ernesto aprofundou a sua fala lembrando da importância da comunicação, especialmente neste momento. 

“A comunicação está trazendo outras formas de nos conectarmos com as pessoas. Isso é muito valioso e bonito”.  

Para encerrar a sua fala, ele recordou uma das chamadas do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista que traz a ideia de construção de pontes. “A ponte tem função de unir, conectar, deve ser sólida e receber manutenção para resistir”, afirmou. “E assim que eu penso quando lembro de vocês: a comunicação marista é essa ponte entre todos os integrantes da missão”.  

Um olhar para a comunicação marista pós pandemia 

O segundo momento do fórum, contou com a participação da professora Cleusa Maria Andrade Scroferneker, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, para abordar o momento atual. Ela retomou o conceito do Pensamento Complexo, trabalhado pelo teórico Edgar Morin, convidando os participantes a pensar o uno e o todo, considerando a coexistência de incertezas e certezas no agora e das possibilidades de futuro. “Nós temos que aprender a navegar juntos em um oceano de incertezas”, reforçou. 

Ainda nessa perspectiva, Cleusa mostrou a potencialidade presente em uma comunicação criadora de laços, fortalecedora de vínculos e com a capacidade de conectar pessoas. “Qual comunicação nos permite criar vínculos e estabelecer pontes?”, refletiu. A partir desse olhar, ela lembrou três elementos que ajudam a responder essa questão: o diálogo, o compartilhamento e o amor. Em sua fala final, ela lembrou que não há receitas ou modelos para seguir nesse momento de incertezas.  Reforçou que é um momento desafiador que convida a viver mais intensamente os valores maristas e lembrar que é preciso um olhar sensível e que considere as realidades complexas e coexistentes do mundo pós pandemia. 

Confira o evento na íntegra

Sobre a Região América Sul  

A iniciativa tem o objetivo de integrar as Unidades Administrativas Maristas do continente, fortalecendo a missão e o carisma de Champagnat nas Américas com uma relação de sinergia no âmbito dos processos, estruturas e pessoas. A Região América Sul foi fundada oficialmente em março de 2016, durante uma assembleia em Florianópolis que reuniu os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centro-Norte, Centro-Sul, Sul-Amazônia, Cruz Del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Santa Maria De Los Andes (Bolívia, Chile e Peru).