Professor Miguel Zabalza receberá título de Doutor Honoris Causa

Pesquisador espanhol reflete sobre os desafios da docência e da pesquisa na universidade

30/10/2018 - 12h04

Doutor Honoris CausaUma das autoridades mundiais no debate sobre a didática universitária, o professor Miguel Ángel Zabalza Beraza recebe da PUCRS o título de Doutor Honoris Causa, proposto pela Escola de Humanidades. A cerimônia de entrega ocorre na quarta-feira, 31 de outubro, às 10h30min, ao longo do 10º Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU) e dentro da programação dos 70 anos da Universidade. O evento, no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre), é gratuito e aberto ao público.

A honraria, maior reconhecimento acadêmico a uma personalidade por suas contribuições à sociedade, é concedida ao pesquisador que reflete e propõe melhorias constantes ao exercício da docência. Professor de Didática e Organização Escolar da Universidade de Santiago de Compostela, em Galiza (Espanha), é doutor em Psicologia e bacharel em Pedagogia.

Zabalza é o principal investigador de mais de 25 projetos de pesquisa, nacionais e internacionais, quase todos coordenando o trabalho de grupos pertencentes a várias universidades espanholas. Ele concedeu entrevista à Revista PUCRS, na qual aborda a questão da pressão para a produção científica. O conteúdo pode ser acessado neste link da edição 188.

Sobre o título

O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.