Professor Draiton Gonzaga de Souza recebe Cruz do Mérito da Alemanha

Honraria concedida ao decano da Escola de Humanidades reconhece o trabalho interdisciplinar realizado em prol da cooperação entre Brasil e Alemanha

16/04/2021 - 08h34
Draiton Gonzaga ao lado de Angela Merkel

Professor Draiton Souza com a Chanceler Federal da Alemanha, Angela Merkel.
Foto: acervo pessoal

O governo alemão concedeu ao decano da Escola de Humanidadesprofessor Draiton Gonzaga de Souza, a Ordem do Mérito Verdienstkreuz am Bande, homenagem que reconhece seu trabalho interdisciplinar em prol da cooperação entre Brasil e Alemanha. A cerimônia está prevista para acontecer presencialmente quando os protocolos sanitários permitirem, contando com a presença do embaixador alemão no Brasil, Heiko ThomsEm 2006Ir. Norberto Rauch, ex-reitor da PUCRS, também recebeu a Cruz do Mérito da Alemanha. 

A honraria foi instituída por Theodor Heuss, primeiro presidente da República Federal da Alemanha no pós-guerra, em 1951. A Verdienstkreuz am Bande é a única e mais alta condecoração civil do governo, outorgada por méritos obtidos na prestação de serviços para o bem comum. Para sua obtenção, são levadas em consideração realizações intelectuais, políticas, econômicas ou sociais, como também serviços prestados em benefício do país em áreas sociais, criativas ou de apoio à humanidade. 

“Essa honraria reconhece um trabalho que eu realizei em equipe, é impossível ganhar essa medalha sozinho. Eu fico feliz por ter a oportunidade de agradecer aos meus colaboradores e colaboradoras que auxiliaram nessa cooperação Brasil e Alemanha ao longo dos 23 anos de atuação. Esse é um trabalho que envolveu muitos atores, inclusive a PUCRS, que teve um papel fundamental, conta o decanoO professor acrescentou que ter sido condecorado com a Verdienstkreutz am Bande é um motor para que ele continue suas pesquisas. 

Conheça a trajetória acadêmica do professor Draiton Gonzaga 

  • 1985 – Ingressou no curso de graduação em Filosofia (licenciatura) 
  • 1987 – Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição 
  • 1989 – Começou seu vínculo empregatício com a PUCRS, como professor colaborador. 
  • 1993 – Obteve o grau de mestre em Filosofia pela PUCRS, com a dissertação O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach. 
  • 1998 – Obteve o título de doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel, na Alemanha. No mesmo ano, tornou-se professor coordenador do curso de Filosofia da PUCRS. 
  • 2000 – Finalizou seu primeiro pós-doutorado em Filosofia. Ao todo, o professor possui seis pós-doutorados, todos obtidos na Alemanha. 
  • 2002 – Recebeu o prêmio de Cooperação Acadêmica Brasil/Alemanha do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). 
  • 2011 – Formou-se bacharel em Filosofia pela PUCRS. 
  • 2012 – Formou-se bacharel em Direito pela PUCRS. 
  • 2013 – Obteve o grau de mestre em Direito pela UFRGS. No mesmo ano, recebeu o prêmio Humboldt-Alumni-Preis, da Fundação Alexander von Humboldt. 
  • 2019 – Obteve o título de doutor em Direito pela UFRGS. 
  • 2021 – Recebeu a Cruz do Mérito Verdienstkreuz am Bande do governo alemão. 

Leia Mais Veja todas