Professor de Psicologia recebe reconhecimento internacional

Angelo Brandelli é nomeado rising star pela Association for Psychological Science

05/01/2018 - 09h01
Angelo Brandelli Costa

Foto: Bruno Todeschini

O professor Angelo Brandelli Costa, da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, foi nomeado rising star pela Association for Psychological Science. Ele é o primeiro representante de uma universidade latino-americana a receber o destaque. A distinção reconhece os pesquisadores de Psicologia no início de suas carreiras, cujo trabalho inovador traz avanços na área e sinaliza o potencial de contribuições futuras. Leva em conta ainda o trabalho com amplo impacto, publicações importantes, descobertas significativas, inovações metodológicas e contribuições teóricas ou empíricas.

Estudos inovadores

Coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, Brandelli desenvolveu um dos instrumentos pioneiros para avaliar o preconceito contra a diversidade sexual e de gênero, adaptado ao contexto brasileiro, a partir de estudos empíricos sobre o tema. Além disso, inovou ao fazer uma pesquisa de grande escala para avaliar esse tipo de preconceito e ao construir uma intervenção validada no Brasil para reduzir o preconceito contra a diversidade sexual e de gênero entre os profissionais da saúde. Em relação às vítimas de discriminação, participou do primeiro projeto que procurou testar a aplicabilidade do modelo de estresse de minoria, ou seja, o impacto do preconceito na saúde mental das vítimas, em uma amostra não norte-americana. Em outros trabalhos, propôs a ideia de um biomarcador da discriminação diária ao qual populações de pessoas transexuais estão sujeitas.

Consultor de diversas organizações

O professor e seus alunos foram agraciados com vários outros prêmios por esses projetos. Brandelli atuou como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) junto ao Ministério da Saúde na Cooperação Interfederativa para o HIV/Aids do Rio Grande do Sul. Assessorou ainda o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), dentro do Programa HIV e as Cidades, junto à Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Programa de Prevenção à Violência, junto à Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, coordenando a criação de Política Estadual de Saúde da População LGBT. Atualmente, trabalha para o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) na condução de uma pesquisa nacional sobre o estigma relacionado à soropositividade para o HIV.