Pró-reitor integra a comissão internacional de Missão Marista

Ir. Manuir Mentges representou as Universidades Maristas em encontro na Casa Geral, em Roma, na Itália

20/01/2020 - 08h50
marista, Comissão Internacional de Missões Maristas, Missões Maristas

Ir. Manuir Mentges (centro) / Foto: Divulgação

O pró-reitor de Graduação e Educação Continuada (Prograd) da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, participou da primeira reunião da Comissão Internacional de Missões Maristas, da qual é membro, representando as Instituições de Ensino Superior Maristas. O encontro aconteceu entre os dias 13 e 18 de janeiro na Casa Geral, em Roma, na Itália. O objetivo da Comissão Internacional é articular as diferentes iniciativas e ações das regiões, redes e administração geral para maximizar os seus impactos e efeitos.

Segundo o Irmão, a comissão internacional constitui-se de um espaço privilegiado para refletir de forma integrada às diversas frentes da missão marista, como: colégios, universidades, pastoral juvenil, voluntariado, solidariedade, direito das crianças, adolescentes e jovens, entre outras. “Represento nesta comissão, as Universidades Maristas, que, ao somarem mais de 20 ao redor do mundo, são um potencial ímpar para apoiar as diversas esferas da missão Marista. O encontro contribuiu para um verdadeiro espírito Marista, como família carismática global, com maior articulação em rede e compartilhamento de boas práticas entre Maristas dos 80 países, aonde a nossa presença e missão se faz presente”, celebra.

Uma comissão para interconectar

A Comissão foi criada para facilitar um quadro para interconectar os secretariados, redes e regiões de maneira integrada e sequencial. O grupo tem como princípio ajudar os líderes a refletir sobre as iniciativas e seus processos de implementação dos projetos do Plano Estratégico em dimensões global, regional e provincial na Área da Missão.

Nesse primeiro encontro, os objetivos são de promover a reflexão e o desenvolvimento das estratégias de planejamento estratégico. Confira as iniciativas:

• Continuar explorando maneiras de gestão, liderança e governança que nos permitem “ser” e “sentir” como um organismo global;
  • Promover liderança de servidores aberta e qualificada;
  • Promover uma “cultura de encontro” e a integração da diversidade (ecologia, expressões espirituais ocidentais e orientais, diversas tradições religiosas ou culturais, etc.) em nossos ministérios;
  • Promover a conexão entre as diferentes redes e criar redes a serviço da vida e missão maristas;
  • Incentivar estratégias de rede para compartilhar recursos humanos e econômicos a serviço da vida e missão maristas, especialmente relacionadas às realidades emergentes (migração, refugiados, presenças atuais e novas, etc.);
  • Promover uma mentalidade de solidariedade que enfatize a corresponsabilidade, a transparência, a gestão eficiente e eficaz e a sustentabilidade por meio da formação e acompanhamento profissional;
  • A reunião foi organizada pelo Conselho Geral em colaboração com a Secretaria de Educação e Evangelização;
  • Desenvolver políticas administrativas e de gestão de recursos humanos, finanças e imóveis em todos os níveis do Instituto, com atenção cuidadosa aos diferentes contextos regionais, sociais e jurídicos.