Primeira turma do MPA em Inovação e o Novo Setor Público é sediada pela PUCRS

Curso é promovido pelo Pacto Alegre e tem como objetivo trabalhar temas voltados à gestão pública

22/12/2021 - 13h19

Curso é voltado para gestão pública/Foto: Pixabay

Em outubro teve início a turma do primeiro Master of Public Administration (MPA) sediado pela PUCRS, voltado à temática Inovação e o Novo Setor Público. O curso foi idealizado pelo Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a iniciativa Pacto Alegre, que, além da Universidade, é constituída pela UFRGS e pela Unisinos. O objetivo desse MPA é trabalhar temas voltados à gestão pública, de forma a promover a geração e a consolidação de habilidades para fazer frente às novas necessidades dos cidadãos.  

Para Edimara Mezzomo Luciano, professora da PUCRS e coordenadora do MPA, o curso pode ser considerado um marco por partir de três grandes inovações: é desenvolvido por quatro instituições de forma colaborativa, surge no diálogo de saberes e conta com professores estrangeiros. Ela aponta que, desde o início da organização desse projeto, ficou empolgada: 

“Era uma proposta diferente, e eu gosto muito de me envolver em projetos que têm aquele toque de compilação, mas que o resultado é muito maior do que o caminho mais convencional traria”, complementa.  

O que é um MPA? Como ele funciona?  

Essa modalidade de curso de especialização é nova na PUCRS. Além de ser destinado a gestores públicos, é realizado na modalidade online, tendo duração de dez meses. A turma que iniciou seus estudos em outubro concluirá o curso em dezembro de 2022, por exemplo.  

O currículo do MPA Inovação e o Novo Setor Público conta com um corpo docente qualificado, composto por professores nacionais e internacionais, referências em suas áreas de atuação.  

Além disso, as disciplinas a serem cursadas foram organizadas visando aprimorar competências técnicas, de gestão e de governança. Para isso, foram levadas em consideração as novas tecnologias e as tendências da gestão pública, fazendo com que sejam abordados, ao longo da especialização, temas contemporâneos como inovação, empreendedorismo, governo aberto, governo digital, transparência, governança pública, governança colaborativa e políticas públicas baseadas em dados 

Saiba mais na página do curso 

Sobre o Pacto Alegre 

A iniciativa Pacto Alegre surgiu a partir da articulação da Aliança para Inovação, que é formada pelas instituições de ensino PUCRS, UFRGS e Unisinos, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e as entidades representativas da Capital.  

Lançado oficialmente em novembro de 2018, o Pacto Alegre reúne 85 entidades dos segmentos acadêmico, empresarial, de governo e da sociedade em busca de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. Seu objetivo é criar condições para que a capital gaúcha se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo, com o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada.  


Leia Mais Veja todas