Como prevenir os atropelamentos de pessoas idosas? Confira 5 dicas

Folheto criado pela EPTC em parceria com a PUCRS auxilia na conscientização sobre o tema

09/09/2021 - 09h50
Como prevenir os atropelamentos de pessoas idosas? Confira 5 dicas - Folheto criado pela EPTC em parceria com a PUCRS auxilia na conscientização sobre o tema

Pessoas idosas são o grupo mais recorrente nos casos de atropelamentos / Foto: Caleb Oquendo/Pexels

O número de atropelamentos envolvendo pessoas idosas tem despertado a atenção de especialistas de diferentes áreas. Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, esse grupo representa 36% do total de casos registrados sobre esse tipo de acidente no País. 

Pensando nisso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) criaram o folheto gratuito Vida no trânsito, distribuído em órgãos públicos, em empresas e para a população. O objetivo é prevenir os atropelamentos de pessoas idosas, que por se deslocarem com mais frequência a pé, acabam se expondo mais. 

Para explicar e tirar dúvidas sobre quais são os principais fatores que influenciam nesses atropelamentos, aconteceu neste mês um encontro online com representantes de ambas as instituições. A gravação completa está disponível no YouTube. 

Confira cinco dicas importantes abordadas no bate-papo:

1. Lembre-se: o envelhecimento é um processo natural

Primeiramente, é importante destacar que o processo de envelhecimento é algo natural, dinâmico, progressivo, irreversível e universal. Por isso os cuidados com a saúde ao longo da vida auxiliam para que as modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas aconteçam de melhor forma. 

2. Dê mais atenção às mudanças do corpo

Como consequência desse processo, há uma progressiva perda da capacidade de adaptação ao meio ambiente, o que deixa o organismo mais vulnerável. Alguns dos aspectos mais frequentes são mudanças no cérebro e na capacidade de atenção, perda da densidade óssea e alterações na pele, além da diminuição da audição, da visão e do olfato, o que pode influenciar diretamente no número de acidentes. 

3. Olhe para o lado, um conselho sempre atual

Como prevenir os atropelamentos de pessoas idosas? Confira 5 dicas - Folheto criado pela EPTC em parceria com a PUCRS auxilia na conscientização sobre o tema

PUCRS e EPTC criaram material com orientações importantes para prevenir o atropelamento de pessoas idosas / Foto: Oleg Magni/Pexels

Existe um conselho que quase todos já ouviram em algum momento da vida: “olhe para o lado antes de atravessar a rua”. Mesmo sendo algo básico, o hábito de conferir se não tem alguém ou um automóvel vindo na sua direção antes de atravessar a rua ajuda a salvar muitas vidas. Também é fundamental procurar utilizar as faixas de segurança e/ou esperar as sinaleiras estarem livres para pedestres, quando disponíveis. 

4. Previna-se: esse é o melhor tratamento

Algumas formas de manter o corpo e a mente saudáveis são fazer avaliações clínicas e físicas de rotina, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios que auxiliam em aspectos da força muscular, na mobilidade, na flexibilidade, entre outros. O hábito de ler, aprender novos idiomas e praticar algum jogo também são importantes para o desenvolvimento cognitivo. 

5. Procure andar com companhia

Caso você sinta fraqueza muscular, tenha histórico de quedas, tonturas ou alguma condição que precise de auxílio, evite sair sozinho/a. Ou, se for necessário, leve consigo um contato de emergência para caso aconteça alguma situação específica ou urgente. 

Dica bônus: evite atropelamentos com quem entende do assunto 

Assista à transmissão completa do evento do IGG com a EPTC que contou com a participação de convidados como Newton Terra, da Escola de Medicina da PUCRS: 


Leia Mais Veja todas