Outubro Rosa: 5 ações de prevenção do câncer de mama

Hábitos saudáveis e amamentação contribuem para a redução de casos da doença

25/10/2023 - 16h15
prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é dedicado ao combate ao Câncer de Mama. / Foto: Pexels

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina do Brasil, com exceção apenas da região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Os dados atualizados mostram que as maiores taxa de mortalidade são nas regiões Sul e Sudeste do País, ainda que o número de vítimas da doença tenha desacelerado e/ou reduzido. 

Cerca de 13% dos casos da doença em 2020 no Brasil (aproximadamente, oito mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida. O estudo ainda destaca que a prática de atividades físicas é um dos principais hábitos que podem contribuir com a diminuição dos casos, reduzindo a incidência em 5%. 

Outubro Rosa, prevenção e conscientização 

Criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa é um movimento internacional para promover a conscientização da população e o maior acesso a acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama. 

Professora na Escola de Medicina da PUCRS, a médica Nadiessa Almeida reuniu dicas sobre hábitos que auxiliam na prevenção do câncer de mama. Confira:

1) Praticar atividade física

Equilibra os níveis hormonais, melhora a defesa do corpo e ajuda na manutenção do peso adequado, fatores que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.

2) Alimentação saudável e peso corporal adequado

O excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Portanto, manter o peso adequado é fundamental para prevenir que isso aconteça.

3) Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool pode ajudar no aparecimento do câncer por diferentes mecanismos (danifica o DNA, torna os tecidos humanos mais sensíveis a danos, entre outros). Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de inúmeros outros. 

4) Não fumar e evitar o tabagismo passivo

O cigarro e outros produtores de fumaça (narguilé, charuto, cigarrilha, entre outros) contêm no mínimo 69 substâncias químicas que provocam câncer. Evitar fumar ou ficar perto de pessoas que fumam são medidas importantes que podem contribuir para a prevenção.

5) Amamentar

Durante o período de aleitamento, as taxas de alguns hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disso, na amamentação também ocorre renovação de células que poderiam ter lesões, diminuindo assim as chances da doença. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe. 

Dica bônus: realizar mamografia

Além de prevenção, é fundamental falarmos de detecção precoce. É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. Nas pacientes com alto risco, os exames de rastreamento iniciam antes dos 40 anos – essa orientação deve vir da equipe médica. 

Autoestima renovada   

Pelo segundo ano consecutivo o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) realizou o Cabelaço: uma ação de apoio às mulheres que perderam seus cabelos devido à quimioterapia. Ao todo, foram arrecadas mais de 100 mechas que serão utilizadas para confecção de perucas destinadas a pacientes em tratamento oncológico. A iniciativa foi promovida pelo HSL em parceria com o Grupo Oncoclínicas; O salão de beleza Hugo Beuaty foi o responsável pelos cortes de cabelo.  

Leia mais: Agosto Dourado: entenda a importância do aleitamento materno


Leia Mais Veja todas