Pré-Grad recebe estudantes do Ensino Médio para experiência universitária

Curso de férias acontece entre os dias 25 e 29 de julho e está com inscrições abertas

21/06/2022 - 15h30

E se você pudesse dar uma espiadinha no seu futuro? A partir de hoje, dia 21 de junho, estudantes do Ensino Médio podem se inscrever no Pré-Grad, atividade interativa que proporciona uma imersão universitária para quem planeja entrar na graduação. Cheio de possibilidades, o evento busca facilitar esta etapa da vida dos estudantes, apresentando caminhos possíveis na Universidade, desde a escolha do curso até da área de atuação.  

Como funciona o Pré-Grad? 

Durante cinco dias, no período de férias escolares, os/as alunos/as podem participar de uma jornada transformadora dentro da PUCRS. Além de experimentar o que tem de mais interessante no Campus da Universidade, é possível fazer uma imersão em uma trilha de conhecimento da sua escolha, no formato de curso de curta duração. Ou seja, cada estudante escolhe uma trilha de conhecimento, participa das aulas e recebe um certificado ao final do curso. 

Participar do Pré-Grad é uma oportunidade de refinar o conhecimento que você já tem sobre determinada área, assim como é uma chance de experimentar possibilidades profissionais, vivenciar o ambiente universitário e conhecer cursos de graduação da PUCRS de um jeito dinâmico e criativo. É uma forma de ter contato com conteúdos do seu interesse, colocar a mão na massa e experimentar diferentes espaços do Campus, incluindo salas de aulas e laboratórios. 

Como faço para participar?  

pregrad, primeiros socorros, asfixia

Foto: Camila Cunha

Em 2022, o curso de férias acontece entre os dias 25 e 29 de julho. A experiência, que inclui atividades em salas de aula, laboratórios e demais espaços de aprendizagem, tem ao todo 30h de duração. Para participar e saber mais detalhes, como inscrições e informações sobre investimento e opções de pagamento, acesse o site pucrs.br/pregrad. 

Confira os temas das trilhas 

  • Universidade Forense – C.S.I. PUCRS – um crime chocou a comunidade universitária. É preciso investigar como o assassinato aconteceu para apontar suspeitos. Já pensou fazer parte dessa investigação?
  • Desvendando o Corpo Humano – venha conhecer as diferentes áreas de conhecimento que compõem a Escola de Ciências da Saúde e da Vida, por meio de atividades práticas e teóricas em que você poderá desvendar o corpo humano.
  • Crimes Contra a Vida: da Investigação ao Julgamento – tem curiosidade sobre as atividades policiais investigativas? Veja na prática como é conduzido um julgamento. 
  • Desenvolvendo seu Potencial Criativo – tem vontade de explorar seus potenciais criativos, inventivos e transformadores? Experimente uma semana de vivência intensa nas áreas de criatividade, jogos, comunicação, fotografia e música.
  • Escola do Futuro e Escrita Criativa – o mundo precisa de flexibilidade e criatividade para encontrar soluções, propor ideias e até mesmo melhorar o nosso processo de aprendizado. Explore seu potencial criativo e entenda o mundo, dentro e fora da sala de aula.
  • Noções Básicas em Medicina – a Medicina é o curso dos seus sonhos? Então que tal experimentar uma semana especial de imersão em alguns dos principais temas da área através de aulas interativas e oficinas práticas?
  • Guia Básico do Investidor – nesta trilha, você vai saber tudo que precisa para começar: quais são os principais tipos de investimentos, suas particularidades e sua relação com o mercado, por meio de dinâmicas em grupo, palestras, debates, aulas expositivas e visitas guiadas. 
  • Robótica e Projetos Digitais você poderá experimentar na prática o fluxo de um projeto de sistema de automação baseado na leitura de sensores e dispositivos eletrônicos, com foco na atuação e controle de periféricos que possam tornar a vida dos usuários mais confortável e segura.
  • O Mundo em Transformação e Mobilidade Humana – se você tem interesse em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que respeita as condições de vida das pessoas em processo de mobilidade humana, essa é a sua trilha.
  • Cidades Mais Sustentáveis – hoje em dia, é cada vez mais necessário debater questões relevantes ligadas à sustentabilidade. Nesta trilha você vai experimentar atividades práticas e aprender mais sobre o tema.
  • Informática: programando e resolvendo – pensando em viver a experiência de programar e resolver problemas? Com esta trilha, você poderá aprender conceitos e experimentar na prática o conhecimento sobre programação. 

SAIBA MAIS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA

Confira registros dos anos anteriores de pré-grad:


Leia Mais Veja todas