Pós-graduação aprimora a formação docente e a educação científica

Mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática promovem a produção de conhecimento e de inovação no campo educativo

23/10/2020 - 17h15
mestrado e doutorado, educação em ciências e matemática, PPGEDUCEM, professora

Mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática contribuem para a formação de docentes que atuam no desenvolvimento de estudos e soluções / Foto: iStock

A pandemia provocada pelo novo coronavírus evidenciou o desafio da inovação na educação. Com área de concentração na Educação Científica, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da PUCRS contribui para a formação de pesquisadores e docentes que atuam no desenvolvimento de estudos e soluções.

“Nos dias atuais, é necessária a produção de conhecimento e de inovação no campo educativo em virtude das demandas sociais associadas ao ensino e à aprendizagem, à diversidade e à inclusão e às tecnologias educativas para o desenvolvimento de aulas presenciais e remotas, ressalta o professor Maurivan Ramos, coordenador do PPGEDUCEM.

Alunos e alunas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática podem realizar estudos em uma das três linhas de pesquisa: Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e MatemáticaCultura, Epistemologia e Educação Científica e Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática.

As inscrições para ingresso em 2021 no mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática podem ser realizadas até o dia 30 de outubro neste link.

Conexão com soluções de problemas no campo educativo

As linhas de pesquisa do PPGEDUCEM permitem que os alunos e alunas de mestrado e doutorado desenvolvam estudos relacionados aos principais desafios na área da educação em Ciências e Matemática. Entre os temas que podem ser abordados estão o uso das tecnologias de informação e comunicação como suporte ao processo de ensino presencial e remoto; inter e transdisciplinaridade; aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico e a educação pela pesquisa.

O estudo desses temas permite que estudantes proponham soluções para problemas no campo educativo e de ensino, além de favorecerem a continuidade da produção de conhecimento, tão necessária na realidade da educação brasileira”, ressalta Ramos.

Conhecimento para protagonizar transformações

Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática são docentes pesquisadores capazes de atuarem tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, propondo inovações fundamentadas na pesquisa para a sala de aula e gerando transformações sociais relevantes. “Os estudantes desenvolvem a autonomia necessária para o trabalho de docência e de pesquisa, seja de forma presencial ou remota. Isso é essencial aos novos tempos”, aponta o coordenador do PPGEDUCEM.

Tecnologias como recurso didático

Coordenador do Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), o professor Regis Lahm atua na linha de pesquisa Tecnologias na Educação em Ciências e MatemáticaO LTIdesenvolve estudos e práticas com base no educar pela pesquisa, utilizando expertise da inteligência espacial, geoespacial e geotecnologias.

Queremos desmitificar a ideia de que tecnologias de ponta não podem ser aplicadas nos ensinos médio e fundamental como recurso didático. Assim, a introdução da inteligência geoespacial no ensino básico se torna fator relevante, uma vez que estas se revelam conteúdos e recursos didáticos inovadores no processo de ensino e aprendizagem, diante do atual cenário em que vivemos. Graças às tecnologias estamos multiconectados com o mundo e seguimos em contato global até mesmo durante a pandemia que nos assola”, destaca Lahm.