Por que escolher uma universidade que aposta na inovação

Consultor do PUCRS Carreiras destaca a importância de um ambiente que incentiva trocas de conhecimento no desenvolvimento de habilidades empreendedoras

Por: Andrêus Sousa, consultor do PUCRS Carreiras

27/04/2021 - 08h32
No último ano a inovação passou a ser ainda mais valorizada

Para ser criativo e inovador, é preciso construir um quadro interno de referências / Foto: Pexels

Independente da área em que você trabalha, com certeza, no último ano deve ter ouvido uma das seguintes frases: “precisamos ser criativos”, “temos que inovar” ou “os profissionais de ‘x’ área têm de se reinventar”. De uma pressão silenciosa do mercado de trabalho para uma voz altiva nos jornais, redes sociais e empresas: precisamos de inovação.

Quando pensamos em criatividade e inovação muitas vezes lembramos daquele produto ou ideia revolucionária que parecia tão improvável no momento em que surgiu. E é aqui que está o nosso erro: querer observar apenas o produto final, a obra criada. Deixamos de analisar o processo de criação, que é onde estão os verdadeiros aprendizados. Pois, em sua essência, o visionário, o gênio e o empreendedor têm um “quê” de artista: misturando elementos, técnicas e métodos distintos conseguem criar algo que não existia antes.

Quando analisamos o processo de criação conseguimos identificar elementos em comum. O primeiro deles é o aprendizado, seja ele formal – por meio de aulas, estudos de caso, desenvolvimento atividades ou trabalhos – ou informal – conversas com colegas e professores, participação em palestras e eventos, leitura de livros, etc.

Outra semelhança é a troca entre os indivíduos e o ambiente, como contado por Eric Weiner em seu livro Onde nascem os gêniosPortanto, contextos ricos e efervescentes em ideias e trocas de conhecimento auxiliam no desenvolvimento dos indivíduos e das ideias inovadoras.

No fundo, para haver criatividade e inovação precisamos construir o nosso quadro interno de referências e conhecimentos, pois é por meio dele que vamos interpretar as situações a partir de uma nova perspectiva. É justamente essa perspectiva diferenciada dos demais que permite que as conexões e inovações aconteçam onde “ninguém mais” via possibilidades.

Estrutura que incentiva o desenvolvimento profissional

PUCRS conta com seviços que potencializam competências empreendedoras

Potencializar habilidades é um passo importante para se preparar para o futuro profissional / Foto: Bruno Todeschini

Para um momento que pede por inovação e desenvolvimento, estar inserido em um ambiente que permite aos estudantes potencializar habilidades é a melhor forma de se preparar para o futuro profissional. Na PUCRS, diferentes serviços e iniciativas incentivam que alunos e alunas descubram novas aptidões e estruturem um projeto de carreira.

A Universidade oferece uma estrutura completa que inclui serviços e iniciativas como o Idear, que, trabalha competências e ideias empreendedoras; o Tecnopuc, que incentiva a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo, abrigando mais de 170 organizações; os grupos de pesquisa, que seguem inovando e trazendo avanços para a ciência; e a Biblioteca Central, considerada a mais avançada da América Latina – seja de forma presencial ou a partir de seu acervo de livros e artigos online.

A PUCRS ainda conta com o PUCRS Carreiras, que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento profissional. Por meio de eventos e consultoria, o serviço fortalece o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho, e conta com profissionais qualificados para contribuir com a gestão da carreira.

Desenvolva competências inovadoras com os cursos de especialização e MBA da PUCRS

Quem busca por oportunidades de aprendizagem encontra na PUCRS um ambiente que incentiva trocas e promove a qualificação profissional. Com professores que são referência em sua área de atuação, a Universidade está com inscrições abertas para os cursos de especialização e MBA com início em agosto. Realizando a inscrição agora, o estudante garante 20% de desconto na matrícula antecipada e começa a pagar as parcelas somente no segundo semestre.

Os cursos de pós-graduação da PUCRS são voltados para profissionais que já concluíram a graduação e têm interesse em se aperfeiçoar em determinada área. A partir da abordagem dos professores, que trazem uma real imersão com a teoria e práticas de mercado, e do contato com colegas o aprendizado vai além das aulas.

Conheça os cursos e matricule-se