Pesquisadores debatem os impactos da pandemia na Educação em evento na PUCRS

Encontro promovido pela Rede Recupera Brasil reúne pesquisadores de oito universidades brasileiras

08/03/2023 - 16h30
Série de matérias vida pós-pandemia

Foto: Unsplash

Os efeitos da pandemia de Covid-19 na Educação serão o centro do debate entre pesquisadores de todo o Brasil, durante evento que acontece no Campus da PUCRS, nos dias 9 e 10 de março. O encontro é promovido pela Rede Recupera Brasil, consórcio que une dez programas de pós-graduação e oito universidades do País para conduzir pesquisas sobre essa temática.  

A PUCRS participa da iniciativa com o Programa de intervenção multiprofissional de redução de danos da pandemia para estudantes, pais e professores: evidências de mapeamento cognitivo, de saúde física e mental, e laboral, que será implementado pela Rede Recupera Brasil por meio de edital concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O encontro acontece no Auditório 923, do Prédio 11, e conta com programação voltada para alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e demais alunos da graduação. Conforme o coordenador do projeto, professor Alexandre Anselmo Guilherme, a estimativa é que novos pesquisadores, doutorandos e mestrandos façam parte da Rede Recupera Brasil nos próximos anos, graças à disponibilização de bolsas do projeto.  

“A Capes foi muito feliz e visionária com os editais voltados para os efeitos da pandemia de Covid-19, criando redes de universidades brasileiras para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para temáticas específicas”, pontua o professor. 

Sobre o programa 

O Programa de intervenção multiprofissional de redução de danos da pandemia para estudantes, pais e professores: evidências de mapeamento cognitivo, de saúde física e mental, e laboral iniciou em 2022 e tem vigência até 2026. A iniciativa é liderada pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS e conta com a coordenação do professor Alexandre Anselmo Guilherme e com a participação dos docentes Wagner de Lara Machado, Manoela Ziebell de Oliveira, Ana Maria Pandolfo Feoli, Karen Priscila del Rio Szupszynski, assim como o pesquisador de pós-doutorado Nicolas de Oliveira Cardoso, os doutorandos Juliana Markus e Felipe de Oliveira, e as mestrandas Nicole Dalfovo e Valetina Fiorioli 

Além da participação da PUCRS, a Rede Recupera Brasil engloba docentes e discentes das universidades Mackenzie, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Universidade FEEVALE e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

Serviço:   

  • O quê: Evento Rede Recupera Brasil   
  • Data: 9 e 10 de março 
  • Horário: das 10h às 12h, das 14h às 16 e das 16h30 às 18h 
  • Local: Auditório 923º andar, prédio 11.  

Leia Mais Veja todas