Pesquisadores da PUCRS recebem Prêmio CNI de Economia 2016

Artigo reconhecido avalia os benefícios do Simples Nacional para pequenas empresas

Por: Redação Ascom

15/12/2016 - 10h21

Prêmio CNI de Economia 2016O Simples Nacional e as Empresas Industriais: Uma Análise de Sobrevivência a Partir dos Microdados da RAIS foi o artigo agraciado com o 1º lugar na categoria Indústria Brasileira do Prêmio CNI de Economia 2016, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entrega do prêmio foi feita na noite de terça-feira, 13 de dezembro, na cerimônia de abertura do 44º Encontro Nacional de Economia, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. O artigo é de autoria de Otávio Canozzi Conceição, mestrando em Economia pela PUCRS; de Maurício Vitorino Saraiva, mestre em economia pela PUCRS; e dos professores Adelar Fochezatto e Marco Túlio Aniceto França, ambos docentes da Escola de Negócios da Universidade.

A pesquisa analisou como o Simples Nacional afeta positivamente as chances de sobrevivência das pequenas empresas. Para isso, foram avaliados o desenvolvimento e as possibilidades de mortalidade, entre 2007 e 2013, de cerca de 3 mil empresas gaúchas criadas em 2007. O Prêmio contou com a participação de 48 artigos na categoria Indústria Brasileira, totalizando 64 autores.