Pesquisadores da PUCRS participaram de estudo sobre a origem floral do mel branco

Estudo pode auxiliar na preservação das abelhas guaraipo e da planta carne-de-vaca, espécies nativas ameadas de extinção no Rio Grande do Sul

09/02/2021 - 08h45
mel branco, abelhas

Operaria de guaraipo sobre pote natural com mel branco / Foto: Fernando Dias

Uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul em parceria com pesquisadores da PUCRS e de outras três universidades identificou a origem floral do mel branco, característico do município de Cambará do Sul.
Os pesquisadores analisaram as plantas com flores utilizadas no período de armazenamento do mel nas colmeias e compararam com amostras do doce produzido por cinco espécies de abelhas sem ferrão (guaraipo, manduri, mandaçaia, mirim-guaçú e mirim-emerina).

O estudo demonstrou que a planta nativa carne-de-vaca (Clethra scabra) foi predominantemente usada para a produção de mel branco pelas abelhas sem ferrão. Dentre as amostras, o mel das abelhas guaraipo (Melipona bicolor schencki), espécie nativa da Mata Atlântica, continha a maior proporção de pólen de carne-de-vaca. Os microscópicos grãos de pólen encontrados no mel são uma pista preciosa para rastrear as flores que as abelhas visitaram para obter o néctar para a elaboração do mel.