Pesquisador da PUCRS participará da Cúpula Internacional do Esporte, no Vaticano

Representantes do mundo do esporte vão se reunir com Papa Francisco para assinar declaração de compromisso de um esporte mais inclusivo

15/09/2022 - 13h30

Professor Nelson Todt participará da Cúpula Internacional do Esporte, no Vaticano / Foto: Arquivo pessoal

Em setembro, o professor e pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Nelson Todt participará da Cúpula Internacional do Esporte, no Vaticano. O evento irá reunir representantes de diferentes denominações cristãs e outras religiões, assim como organizações sem fins lucrativos e instituições educacionais de todo o mundo que trabalham pela inclusão na sociedade através do esporte. No final da Cúpula, na presença do Papa Francisco, os participantes serão convidados a assinar a declaração de compromisso de promover em suas instituições e organizações esportivas cada vez mais a dimensão social e educacional do esporte.

A Cúpula é promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em colaboração com o Dicastério para a Cultura e Educação e a Fundação João Paulo II para o Esporte. Durante a Cúpula, será apresentada uma Declaração convidando o mundo do esporte a olhar para o futuro, abraçando três características fundamentais: coesão, acessibilidade e ser adaptável a todos. O pesquisador da PUCRS foi convidado por sua participação no grupo de trabalho internacional que elaborou esta declaração.

De acordo com Todt, o evento terá a participação de cerca de 200 pessoas do mundo do esporte (atletas, treinadores, dirigentes), de Federações Esportivas Internacionais, mas também de Associações esportivas amadoras. O docente, que atua como coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS, será responsável pela coordenação da Sessão sobre “Coesão” que terá a participação do Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach e do delegado do Vaticano para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Bispo Emmanuel Gobilliard.

Dentre os assuntos abordados pelo evento estão primeiramente a necessidade de reduzir a distância entre o esporte de base e o esporte profissional, na convicção de que a unidade do esporte é um valor a ser preservado e cultivado. A segunda parte debate sobre a garantia de acesso das pessoas pelo direito de praticar esporte, independentemente de suas condições sociais (pobreza, migração e status de refugiado, marginalidade, guerra, prisão, etc.). Por fim, a terceira etapa se concentra na possibilidade de que todas as pessoas possam praticar esporte, mesmo com deficiências físicas ou mentais ou desconforto psicológico.


Leia Mais Veja todas