Pesquisa destaca diferentes aspectos do perfil de estudantes da PUCRS

Segunda edição do estudo foi realizada em 2021/2 com o objetivo de acompanhar longitudinalmente as variações dos dados sociodemográficos, socioeconômicos, educacionais, culturais e comportamentais

09/09/2022 - 15h01
perfil de estudantes

Foto: Bruno Todeschini

Com o objetivo de atender a constante necessidade de inovação e as possíveis mudanças que ocorrem no perfil e nas percepções de universitários dos cursos de graduação da Universidade, a Rede Marista realizou a segunda edição da pesquisa Quem é o/a estudante da PUCRS? A elaboração do estudo é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Identidade Institucional (PROIIN), com coordenação do Grupo de Pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. 1.207 estudantes com idade a partir de 18 anos participaram da pesquisa.

Para o Pró-Reitor de Identidade Institucional, Ir. Marcelo Bonhemberger, a pesquisa possui relevância em nível acadêmico e institucional, pois é um importante subsídio de apoio a todas as unidades acadêmicas e de gestão que possibilita a compreensão do estudante nas suas particularidades. “O relatório da pesquisa apresenta um conjunto de dados que vêm subsidiando estratégias e ações institucionais apoiadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade”, destaca.

A pesquisa objetiva acompanhar longitudinalmente, em um período de cinco anos, as variações dos dados sociodemográficos, socioeconômicos, educacionais, culturais e comportamentais da população de graduação da PUCRS. O estudo foi desenvolvido por meio de questionário estruturado autoaplicável em formato digital. Além dos achados das pessoas que participaram, contou-se com dados institucionais para identificação da população jovem presente nos cursos de graduação.

O relatório completo da pesquisa está disponível para download.

Confira alguns destaques da pesquisa

• Em 2021, a população de estudantes de graduação seguiu majoritariamente jovem 86,9% (entre 18 e 29 anos);
  • 82,5% possuem como motivação para a opção pela PUCRS a qualidade de ensino;
  • 51,5% dos jovens na primeira graduação possuem algum tipo de bolsa/financiamento;
  • Dos/as participantes, 27,9% pensam em cursar outra graduação posteriormente
  • 74,7% dos/as respondentes vêm de alguma região de Porto Alegre para a PUCRS, e 75,9% deslocam-se da PUCRS para alguma região da capital, sinalizando, assim, que a cidade ainda concentra a maior parte dos/as estudantes da amostra. Após a capital, Viamão é o principal município de origem e destino de estudantes da amostra (7,1% em ambos os casos);
  • 53,4% afirmam estar trabalhando com remuneração, predominando 47,2% em estágio e 29,9% com carteira assinada;

Aprendizados gerados

A garantia de canais de escuta, atendimentos solícitos, atitudes inclusivas, fluxos organizacionais desburocratizados, transparência e precisão nas informações, assim como assertividade nas comunicações internas, contribuem para a consciência comunitária e potencialização dos relacionamentos interpessoais no ambiente universitário.

A infraestrutura física e tecnológica e o ambiente natural do Campus foram mencionados como fatores que influenciam positivamente a vida acadêmica. Houve diferentes manifestações almejando maior aproveitamento e (re)conhecimento do espaço do Campus, inclusive para questões pedagógicas. Há indicações de interesse para aproximação com o Parque Esportivo e o Tecnopuc.

Educação, saúde e assistência foram temáticas que estiveram constantemente interligadas nas respostas. Vínculos positivos são referidos em diferentes esferas de qualidade e desenvolvimento. Aspectos relacionados à segurança financeira e responsabilidade diante do quadro social indicaram o desejo de ambientes acolhedores, conscientes e salutares.

Participe da terceira edição

Estudantes de graduação maiores de 18 anos e com matrícula ativa na PUCRS podem responder a terceira edição da pesquisa Quem é o/a Estudante da PUCRS até o dia 17 de outubro. Quem participou em 2021, está convidado/a a responder o questionário novamente, já que o objetivo é acompanhar as variações que podem ter ocorrido nesse período. Quem não participou, é mais que convidado/a a participar!

Responder a pesquisa