Personagens da PUCRS e do Hospital São Lucas ilustram o Relatório Social

Depoimentos e resultados de 2014 compõem o documento

07/12/2015 - 10h28

Uma construção colaborativa, feita por pessoas que, unidas em sua diversidade, contribuem para a realização de um grande projeto. É dessa forma que foi elaborada a atual edição do Relatório Social PUCRS e Hospital São Lucas (HSL). Nele, estão expostos “resultados que redundam na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar individual, familiar e social”, conforme menciona o Reitor, Ir.Joaquim Clotet, em sua mensagem de abertura.

O livro digital (www.pucrs.br/relatoriosocial2014) traz informações sobre o que a Universidade e o HSL promovem em benefício dos alunos, dos funcionários e da sociedade. Cada capítulo é aberto por um personagem com relação direta com as duas instituições. Estudantes, professores, técnicos administrativos e diplomados relatam experiências pessoais e profissionais. Entre os exemplos, está o de Késia Rocha. Como estudante de Enfermagem, ela participou do Programa de Educação Tutorial – PET/Redes Saúde Indígena. A vivência permitiu a ela rever seus conceitos sobre saúde. O relato deLeonardo Kroth, nefrologista do HSL e coordenador da equipe da Organização de Procura de Órgãos, menciona o prêmio recebido por captação de órgãos para doação. Também há o relato do jovem aprendiz Delon Urbano, que tem sua primeira oportunidade de trabalho no Museu de Ciências e Tecnologia. Empreendedorismo, solidariedade, qualificação profissional e meio ambiente são outros temas que fazem parte dos depoimentos.

Editado todos os anos desde 2003, o Relatório Social resgata as atividades desenvolvidas pelas duas instituições no ano anterior ao vigente. Expõe as ações desenvolvidas nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão, da saúde e da preservação ambiental.
Dados que você encontra no Relatório Social:

1 milhão é o númerode itens fazem parte do acervo da Biblioteca Central;
580 mil pessoas foram beneficiadas com atividades de Extensão (saúde, cultura, assistência social e outros) em 2014;
156 mil alunos já foram diplomados pela PUCRS;
100 mil horas em atividades de capacitação e desenvolvimento foram proporcionadas aos funcionários da PUCRS e do Hospital São Lucas em 2014;
34 mil pessoas foram atendidas no Parque Esportivo em 2014;
1.380 foi o número de bolsas de estudo às quais professores, técnicos administrativos e familiares tiveram acesso em 2014;
1.054 pessoas foram beneficiadas com ações da Biblioteca Infantil do Hospital São Lucas em 2014.