Pâtisserie e Boulangerie: a arte de produzir bolos, doces e pães

Cássio Cevalos, Laís Berlatto e Renata Monteiro são alguns professores da nova especialização da PUCRS

29/01/2020 - 18h22
gastronomia_(907x605)(bruno_todeschini)-8226

Pâtisserie / Foto: Bruno Todeschini

Provavelmente você já deve ter se encantado pelo cheiro de pão ou bolo quentinho, recém-saído do forno, em alguma padaria, certo? Existem estabelecimentos da área que são especializados em receitas clássicas e tradicionais da gastronomia francesa. É o caso da pâtisserie – que é focada na elaboração de bolos e doces – e da boulangerie, que tem ênfase na produção de variados tipos de pães. Profissionais da área que desejam aprimorar os conhecimentos contam com a nova especialização em Pâtisserie e Boulangerie da PUCRS.

Segundo a coordenadora do curso, Elis Regina Alfama, o mercado de padarias e confeitarias está em amplo crescimento: “As padarias artesanais, que trabalham com fermentação natural, estão cada vez mais ocupando um importante espaço no mercado e conquistando um público que aprecia produtos de qualidade e diferenciados”, conta.

Elis destaca que as confeitarias também caminham neste mesmo patamar de expansão e com público cada vez mais exigente e crítico. “Por isso a importância de oferecer um curso de especialização que traga mais conhecimentos sobre os processos químicos, técnicas, novas tecnologias e produtos utilizados neste segmento tão importante da economia do País e que gera muitos empregos”, completa.

gastronomia(907x605)(bruno_todeschini)-8099

Boulangerie / Foto: Bruno Todeschini

Em estudo realizado pelo Instituto Tecnológico de Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a área de panificação e confeitaria cresceu 2,81% em 2018 no Brasil, o que equivaleria a um faturamento de R$ 92,63 bilhões.

Doces e pães em destaque

O curso buscará o aprimoramento das habilidades artísticas e criativas na área de panificação e confeitaria, desenvolvendo competências e conhecimentos para que o aluno possa planejar, gerenciar e operacionalizar os processos tecnológicos do segmento. Os destaques ficam por conta dos doces da confeitaria brasileira e francesa, viennoiserie e vários pães com fermentação natural, entre outros produtos clássicos e contemporâneos dos segmentos de pâtisserie e boulangerie.

Professores renomados na área

Entre os professores, estão o Chef Chocolatier Barry-Callebaut Brasil Cássio Cevalos; a especialista em Gastronomia e Cozinha Autoral Laís Berlatto; a mestre em Gastronomia e ex-participante do MasterChef Portugal Renata Monteiro; e o professor da UFRGS e consultor na área de qualidade e segurança de alimentos Eduardo Tondo.


Leia Mais Veja todas