Pastoral promove projeto de meditação com atividades online

Iniciativa reúne workshop de introdução, grupos de meditações e trilha para acompanhamento personalizado

29/03/2021 - 10h05

Meditação, PastoralUma prática milenar, a meditação é um conjunto de técnicas que buscam a regulação do corpo e da mente. Por meio da focalização da atenção, a atividade proporciona benefícios como diminuição do estresse e do nervosismo, melhora na qualidade do sono, ampliação da concentração, além de contribuir nos tratamentos de depressão e ansiedade. Utilizada por muitas religiões como uma prática direcionada a espiritualidade, a meditação também pode proporcionar reflexão e autoconhecimento.

Com o objetivo de contribuir para o bem-estar emocional e espiritual, o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS está promovendo atividades online voltadas para a prática da meditação. A iniciativa reúne workshop de introdução à meditação online, trilha para acompanhamento personalizado e grupos de meditações em diferentes formatos.

Leia também: 5 dicas: práticas para quem quer começar a meditar

Conheça as atividades do projeto de meditação online

  • Workshop de Introdução à Meditação Online

Meditar exige persistência e paciência, e quando realizada de forma online os desafios aumentam, mas não é impossível. Pensando nisso, será oferecido de maneira gratuita um momento de formação e partilha sobre como realizar a prática nessa modalidade. Além de ferramentas, dinâmicas e cuidados será apresentada uma introdução às meditações Slow e Cristã.

O Workshop de Introdução à Meditação Online acontece no dia 30 de março, terça-feira, das 15h às 16h30min, pela plataforma Zoom. Serão oferecidas 30 vagas, sendo 25 para comunidade PUCRS e 5 vagas para comunidade externa. Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário disponível neste link.

  • Grupo de Meditação Slow

A Meditação Slow é uma filosofia voltada para auxiliar na desaceleração e no relacionamento saudável com o tempo por meio de práticas de treinamento mental, atenção plena e relaxamento.

Os grupos de Meditação Slow acontecem semanalmente nas terças-feiras das 8h às 8h30min e quintas-feiras das 17h às 17h30min. A atividade é gratuita e aberta para toda a comunidade. Para participar, basta enviar um e-mail para [email protected] com seu nome e contato. Você receberá um e-mail com o link de acesso na plataforma Zoom.

  • Grupo de Meditação Maranatha (Meditação Cristã) 

Em parceria com a Comunidade Mundial de Meditação Cristã, a Meditação Maranatha segue os ensinamentos de Dom John Main, monge beneditino que sonhava com mosteiros sem paredes. Através de mantras, orações e silêncio são cultivadas práticas da tradição cristã para meditar.

Os grupos de Meditação Cristã acontecem semanalmente nas sextas-feiras, das 16h às 17h. A atividade é gratuita e aberta para toda a comunidade. Para participar, basta enviar um e-mail para [email protected] com seu nome e contato. Você receberá um e-mail com o link de acesso na plataforma Zoom.

  • Trilha de Meditação

A Trilha de Meditação busca, com o serviço de tutoria de meditação, acompanhar de forma personalizada aqueles que buscam introduzir em suas vidas a prática de meditação. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os participantes a iniciar ou aperfeiçoar a prática de meditação, ao mesmo tempo em que são compartilhados conteúdos formativos sobre como integrar a meditação na vida diária, em especial na vida acadêmica.

A Trilha é dividida em quatro sessões: alinhamento e apresentação, introdução de prática, acompanhamento e percurso. As sessões duram entre 15 e 30 minutos e podem ser semanais ou quinzenais. Os encontros são realizados por videochamada na plataforma Zoom. Entre as sessões, o tutor estará disponível para solucionar qualquer dúvida (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).

A atividade é voltada apenas para a comunidade PUCRS e as inscrições podem ser realizadas de forma gratuita clicando aqui.