Equipe de corrida do Parque Esportivo vence duas categorias no POA Night Run 2023

A dupla Ana Luíza, de 18 anos, e Sérgio, de 75, competiram e venceram em suas modalidades

28/03/2023 - 07h23

Ana Luísa e Sérgio, vencedores em suas modalidades no POA Night Run. / Foto: Divulgação

Integrantes do Programa Corrida Orientada, do Parque Esportivo da PUCRS, participaram de mais uma edição do POA Night Run, evento de corrida de rua noturna, que conta com música, projeções de luz e vídeos. A equipe do Parque venceu duas categorias nesta edição, com Sérgio Barcellos (75), na modalidade Masculino 75 a 79; e Ana Luísa Suqueno (18), na modalidade Feminino 18 a 19. 

O esporte une gerações, e Ana Luísa e Sérgio são a prova que isso é real. Ana participou da competição por influência do seu colega de corrida. 

“O POA Night Run foi minha primeira corrida noturna, e a segunda corrida de rua que participo. Eu me inscrevi mais porque o Sérgio me motivou a isso. Pensei que seria divertido, e realmente foi”, conta. 

Para Sérgio, a vitória contribui para uma nova motivação nessa fase da vida. “Aos 75 anos, vencer uma prova na faixa-etária do veterano, é remoçar. Sentir-se um jovem idoso atrás de mais resultados”.  

Ele explica a importância de treinar com profissionais experientes e com o suporte necessário para o benefício da saúde, evitando possíveis dores e lesões. 

“No Grupo de Corrida do Parque, você tem a segurança de ter profissionais qualificados. Eles nos passam orientações corretas, com o objetivo de melhorar a performance, diminuir os riscos de lesões e aperfeiçoar a passada. Dessa forma, gastar menos energia nas corridas”, comenta. 

Ana ingressou recentemente no grupo. A estudante da Escola de Medicina afirma que a motivação dentro do grupo auxilia na superação individual. 

“É como participar de um encontro de amigos. Na corrida, um motiva o outro e cada um vai evoluindo seu condicionamento, no seu ritmo. Acordar de manhã e encontrar esse pessoal animado para correr e dar umas risadas não tem preço! Faz meu dia mais feliz. E falando somente da corrida, sempre tem algum desafio e isso é bem animador!”, celebra Ana. 

Programa Corrida Orientada  

A corrida é uma atividade que começou nas ruas da Inglaterra no Século 19 e hoje é um dos esportes mais praticados no mundo. De acordo com a Escola de Medicina de Harvard, uma corrida de baixa intensidade diariamente, por 5 a 10 minutos, proporciona diversos benefícios a saúde.  

O programa sistematizado de Corrida Orientada visa essencialmente o desenvolvimento da capacidade aeróbica e das técnicas de corrida, buscando o bem-estar e os níveis saudáveis de condicionamento físico. 

As aulas são oferecidas para os públicos iniciantes e avançados, por meio da prescrição de alongamentos, exercícios educativos e períodos de corrida. A intensidade do treinamento é constantemente monitorada através do controle da frequência cardíaca por meio de relógio frequencímetro, de uso individual e obrigatório.  

Saiba mais sobre a atividade do Parque Esportivo: 

GRUPO DE CORRIDA ORIENTADA


Leia Mais Veja todas