Para assistir: filmes sobre temas estudados na Escola de Humanidades

Professores indicam produções audiovisuais sobre assuntos importantes para profissionais da área

29/05/2020 - 09h44

Durante a quarentena, que tal aprender ainda mais com sugestões de conteúdos audiovisuais que discutem questões sobre áreas como História, Escrita Criativa, Ciências Sociais e FilosofiaProfessores da Escola de Humanidades da PUCRS indicaram alguns filmes que abordam os temas estudados em sala de aula nas suas disciplinas. Ficou curioso? Então confira: 

Meia Noite em Paris (2011), de Woody Allen Meia Noite em Paris (2011)de Woody Allen 

Owen Wilson é um jovem escritor de férias em Paris com sua noiva. Ao caminhar pela cidade, ele é transportado para o passado e conhece grandes artistas do modernismo, como Ernest Hemingway, Gertrude Stein e F. Scott Fitzgerald. 

Indicação do professor Bernardo Bueno, do curso de Escrita Criativa.

 

Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut 

Baseado na adaptação do livro de Ray Bradbury sobre uma sociedade do futuro. Uma realidade onde materiais de leitura foram banidos os bombeiros precisam de manter fogueiras a 451ºC. Um bombeiro passa a questionar seu trabalho ao conhecer uma jovem que ama livros. Se possível, veja no original preto e branco. Distopia de um mundo ditatorial onde se queimam livros”. 

Indicação do professor Luciano Marques, do curso de Filosofia.

She's beautiful when she's angry (2014), de Mary Dore She’s beautiful when she’s angry (2014), de Mary Dore 

documentário de 2014 resgata a história do movimento feminista dos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. Dirigido por Mary Dore e estrelado por figuras fundamentais da construção da episteme feminista moderna, como Kate Millet – autora do clássico Política Sexual – e Eleanor Holmes Norton, primeira mulher a presidir o Comitê de Igualdade de Oportunidades de Emprego nos EUA. 

Indicação do professor Luis Martins, do curso de História.

Eu, Daniel Blake (2016), de Ken Loach Eu, Daniel Blake (2016), de Ken Loach 

O filme conta a história de Daniel Blake, um trabalhador que, após um ataque cardíaco, se vê impedido de trabalhar e dá início a uma luta por seus direitos, o seguro social. A produção europeia aborda temas caros para a sociologia, e, embora se passe na Inglaterra, tais temas também são centrais para a sociologia brasileira, sobretudo em tempos de crise econômica.  

Vale destacar que, para além do personagem principal, uma interessante personagem coadjuvante – Katie, também garante a possibilidade de refletir sobre os efeitos perversos do sistema para mulheres. Entre os temas abordados no filme que são debatidos pela sociologia, destacamos desigualdades sociais, desemprego e burocracia estatal. 

Indicação da professora Teresa Marques, do curso de Ciências Sociais.

Parasitas (2019), de Bong Joon-hoParasitas (2019), de Bong Joon-ho

Uma família desempregada que vivia em um pequeno porão, em condições precárias, acaba tendo contato com uma família rica quando um dos filhos começa a dar aulas de inglês. Com o desejo de ter as mesmas coisas que essas pessoas, pai, mãe e filhos criam um plano e se infiltram na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.

Indicação do professor Francisco Kern, do curso Serviço Social, e demais colegas.

Chove Sobre Santiago (1975), de Helvio SotoChove Sobre Santiago (1975), de Helvio Soto

Filme sobre o golpe militar no Chile em 1973. O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando totalmente isolado na área militar, é derrubado. Allende é vitorioso nas eleições presidenciais em 1970 e a Unidade Popular assume o governo, mas não o poder, pois o aparelho de Estado – a organização burocrático-militar mantém – se intacta. “Um filme que recomendo a todos os estudantes por apresentar uma situação real que nos traz ensinamentos que permanecem bastante atuais e que não devem ser esquecidos.”

Indicação do professor Luciano Zasso, do curso de Geografia.


Leia Mais Veja todas